quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

The Dark

"The Dark" (2018) dirigido pelo estreante Justin P. Lange é um filme austríaco de horror que cria uma atmosfera sombria repleta de mistérios em tom de fantasia, uma bela e intrigante história em que a monstruosidade pode ser interpretada tanto literalmente como metaforicamente.
Mina (Nadia Alexander) seria uma adolescente como qualquer outra se não tivesse sido amaldiçoada e transformada em uma vampira morta-viva. Ela é obrigada a assombrar a casa onde cresceu: ninguém entra ou sai vivo de lá. Mas a chegada de Alex (Toby Nichols), um menino cego da mesma idade de Mina, pode fazê-la reviver sentimentos adormecidos, como empatia e amor.
Mina devora carne humana, somos apresentados a ela da forma mais brutal e melancólica possível. O que ela é na verdade não importa, mas sim o que a fez se tornar nessa aberração. Ao se deparar com Alex no carro de sua última vítima algo começa a mudar, o garoto teve os olhos cegados por seu abusador e possui atitudes estranhas por conta de seu histórico com o homem que o levava no porta-malas do carro, ao ver seu estado decide deixá-lo vivo, essas crianças são reflexos da crueldade humana, a aura fantástica permite que nossa imaginação passeie pelos enigmas e segredos e fica por nossa conta interpretá-los. É um conto sobre o resgate da humanidade e do amor.
A história nos leva ao passado de Mina e vemos a atrocidade pela qual passou e o porquê dela estar atrelada àquela casa e floresta, todo o sofrimento e a dor a transformaram numa criatura cheia de ódio e revolta onde nada mais é capaz de atingi-la, sua face destruída, sua pele gelada e sua fome por carne humana, não sobrou nenhum resquício daquela menina, não existe mais medo. A relação entre Mina e Alex vai sendo construída estranhamente, já que o garoto possui uma personalidade submissa e ao mesmo tempo raivosa, ele não titubeia ao cometer violência e chega um ponto que Mina começa a se questionar sobre isso. Seu sembante então vai se livrando do aspecto de monstro conforme sua sensibilidade vem à tona, Alex é uma espécie de neutralizante e a partir disso ela vai tomando decisões importantes e um ar de esperança surge.

O filme passeia poeticamente entre a brutalidade, crueza, o surreal, fantasia, e a sensibilidade permeiam as cenas, cujos olhares, gestos e diálogos exibem muita delicadeza e encantamento. As interpretações são ótimas, tanto Mina como Alex carregam traumas imensos, o resultado de suas personalidades sombrias e estranhas. O encontro deles acaba sendo uma espécie de superação e salvação.

"The Dark" é um conto de fadas sombrio e melancólico, mas que ainda sim emana vida e esperança, toda a trajetória de Mina, sua compreensão, o regaste de sua humanidade e superação através de Alex e de Alex através de Mina para sua nova vida é linda e poucos são os filmes que conseguem transitar tão puramente entre fantasia, horror e realidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.