quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Não Deixe Rastros (Leave No Trace)

"Não Deixe Rastros" (2018) dirigido por Debra Granik (Inverno da Alma - 2010) adaptado da obra de Peter Rock, "My Abandonment", é um belo drama que retrata por um lado o desapego à sociedade e do outro o amadurecimento e os desejos próprios tomando forma,  sem apontar o certo ou o errado a história nos guia de maneira sutil e realista à vida nômade do personagem que leva junto de si sua filha, que aos poucos sente necessidade de contato humano. É um filme permeado por sentimentos bons e reflexões contundentes sobre a sociedade e nossos desejos.
Will (Ben Foster) e sua filha adolescente, Tom (Thomasin McKenzie), viveram felizes e indetectados pelas autoridades durante anos em uma vasta reserva na fronteira de Portland, nos EUA. Após um encontro inesperado, eles são retirados do acampamento e colocados sob a responsabilidade do serviço social. Will e Tom tentam retornar ao mundo selvagem enquanto são forçados a lidar com desejos conflitantes.
A fuga da civilização para ir morar em florestas tem sido bastante recorrente nos filmes, vide "A Cabana" (2011), "Sanctuary" (2013), "Vida Selvagem" (2014) e "Capitão Fantástico" (2016), do qual este se assemelha, porém evitando floreios e retratando a dificuldade em sobreviver dessa forma enquanto o sistema teima em não deixar. Ben Foster preenche a tela com suas feições, seu olhar nos diz muito sobre seus sentimentos, sua incapacidade em lidar com as pessoas, ele causa curiosidade, ficamos nos perguntando o que o fez querer deixar o meio para viver isolado, já que a narrativa não foca nos motivos, viúvo e veterano de guerra Will vive com sua filha adolescente Tom em um parque florestal nos arredores de Portland, a rotina consiste no plantio e colheita, no recolhimento de lenha, busca por água e Will ensinando Tom a sobreviver no local com aulas práticas, como encontrar esconderijo e não deixar rastros, eles sempre estão mudando a barraca de lugar e seguem assim até o dia em que Tom é vista por um guarda. A partir daí eles são incluídos num programa e reinseridos na sociedade, tidos como sem-tetos as autoridades dão uma casa, um trabalho e um manual a seguir, o que desencadeia uma depressão em Will, já em Tom cresce o desejo de descobertas e contato humano. O dia a dia vai pressionando os sentimentos dele e chega um momento que ele não consegue seguir o protocolo de se viver em comunidade, então abandona tudo e leva a filha contra sua vontade. Sem rumo percorrem estradas, conseguem carona e se infiltram em uma floresta densa, o frio congelante vai desencadeando problemas em Tom e Will precisa arranjar um jeito de sobreviverem.  Esse momento é bastante tenso e encaramos o egoísmo de Will ao mesmo tempo em que tentamos entender sua visão de mundo, ele simplesmente não quer mais se socializar, seja por traumas, depressão, ou desprezo pelo sistema.

A história é dotada de sensibilidade, a relação entre pai e filha é cercada de amor, a preocupação, o elo afetivo, a cumplicidade e o carinho predomina, mas quando encontram uma comunidade alternativa em meio a floresta e se estabelecem por algum tempo para Will se recuperar de um acidente, Tom percebe que precisa se impôr e decidir sobre sua própria maneira de viver, os sentimentos do pai são apenas dele, então por mais que doa ela necessita enfrentar esse momento.

"Não Deixe Rastros" retrata o amadurecimento e os desejos e coloca do outro lado sem apontar o certo ou errado o desapego à sociedade e a fuga para a natureza, que nesse filme se assemelha muito com a realidade, onde os riscos e a solidão são consequências desta decisão. Também reflete o modo burocrático das autoridades em lidar com essas pessoas, não há qualquer traço de humanismo, ao contrário da comunidade alternativa que acolhe Tom e a faz sentir que enfim encontrou um lar. É um filme interessante, belo e que inspira compaixão.

4 comentários:

  1. Mais um que está na minha lista.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. gostei da narrativa do filme o blog está de parabens

    ResponderExcluir
  3. Belo filme. O ser humano é espetacular mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Terminei de assistir a pouco na
    Netflix TV
    Estava apreensiva com desenrolar durante até ao final
    Muito bom ..Amei ����

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.