terça-feira, 20 de março de 2018

15 Filmes Confusos (Mindfuck Movies)

Segue uma lista de filmes que deixam o espectador com incômodo na mente tentado buscar teorias que expliquem a trama, a mistura de gêneros é uma característica das obras "mindfuck", geralmente há suspense, thriller, drama e ficção científica, e todo o desenvolvimento não linear alternando entre a realidade e o reino da imaginação fazem com que metade ame e a outra metade odeie esse estilo de filme. Selecionei os que adoro excluindo os mais conhecidos, como "Clube da Luta", "A Origem", "Donnie Darko", "Sr Ninguém", "Cidade dos Sonhos", "Oldboy", entre outros, foi difícil deixá-los de lado, porém preferi incluir alguns longas que não são tão conhecidos, mas que desafiam e dão um belo nó na mente. 

15- "O Homem que Incomoda" (Den Brysomme Mannen - 2006) Islândia/Noruega
Andreas (Trond Fausa Aurvaag) desembarca numa cidade estranha sem lembrar como chegou ali. É recebido de forma cordial e inicia uma vida regrada, com trabalho, casa e até uma mulher encantadora. Mas rapidamente percebe que tem alguma coisa errada neste mundo perfeito. As pessoas não parecem sentir emoções genuínas e só falam de trivialidades. Ele tenta escapar da cidade mas descobre que não tem saída. Isso até conhecer Hugo, que achou uma fissura no porão de casa, através da qual se ouve uma bela música. Seria esta uma comunicação com o “outro lado”? 

14- "O Amante Duplo" (L’Amant Double - 2017) França
Chloé (Marina Vacht) é uma mulher reprimida sexualmente que, constantemente, sente dores na altura do estômago. Acreditando que seu problema seja psicológico, ela busca a ajuda de Paul (Jérémie Renier), um psicólogo. Só que, com o andar as sessões de terapia, eles acabam se apaixonando. Diante da situação, Paul encerra a terapia e indica uma colega para tratar a esposa. Entretanto, ela resolve se consultar com outro psicólogo, o irmão gêmeo de Paul, que ela nunca tinha ouvido falar até então.

13- "Frequencies" (OXV: The Manual - 2013) Austrália/UK
Em uma realidade alternativa, as crianças aprendem desde cedo que a sorte guia os seus passos e que o conhecimento é a única forma de moldar os seus destinos. Quando um rapaz, reconhecidamente azarado, se apaixona por uma menina que não corresponde ao seu status, ele irá buscar resolver um grande mistério para receber o upgrade em seu destino. 

12- "Cores do Destino" (Upstream Color - 2013) EUA
Um homem e uma mulher são unidos através de um organismo e, a partir daí, suas reais identidades se tornam uma verdadeira ilusão enquanto eles lutam para reunir os fragmentos de suas vidas destruídas. Saiba+

11- "Medo" (Janghwa, Hongryeon - 2013) Coreia do Sul
Duas irmãs voltam para casa após passar um tempo em um internato. Elas são recebidas de braços abertos pela madrasta, que logo depois se mostra uma mulher cruel. Aos poucos, acontecimentos perturbadores vão deixar os nervos à flor da pele. Todos escondem um mistério horripilante. Há outras almas presentes no ar. Almas que não estão em paz.

10- "O Homem Duplicado" (Enemy - 2013) Canadá/França/Espanha
Adam (Jake Gyllenhaal) é um professor de história que leva uma vida monótona, até que descobre a existência de Anthony (Jake Gyllenhaal), um ator de pouco destaque que é fisicamente idêntico a ele. A partir de então, Adam cria uma verdadeira obsessão pelo seu sósia, e passa a persegui-lo em busca de respostas. Saiba+

09- "Viagem Alucinante" (Enter the Void - 2009) França

Oscar e Linda vivem atualmente em Tóquio. Ele sobrevive através de pequenos negócios como traficante e ela como uma stripper em uma boate. Durante um ataque policial, Oscar é atingido por uma bala. Enquanto está morrendo, seu espírito, fiel à promessa que Oscar fez à irmã de nunca desistir, se recusa a deixar o mundo dos vivos. Sua mente, então, viaja pela cidade e suas visões começam a ficar cada vez mais caóticas e apavorantes. Passado, presente e futuro se misturam em um redemoinho alucinante.

08- "A Dupla Vida de Véronique" (La Double Vie de Véronique - 1991) França
Duas mulheres de 20 anos moram muito longe, mas parecem estranhamente estarem conectadas. Weronika é polonesa e sonha em entrar para uma academia de música, e quando ela finalmente consegue a vaga, ela morre na sua primeira apresentação. A partir desse momento, Véronique, que é francesa e mora em Paris, decide largar as aulas de música e acaba por se envolver com um manejador de marionetes.

07- "Motores Sagrados" (Holy Motors - 2012) França
Oscar (Denis Lavant) transita solitário em vidas paralelas, atuando como chefe, assassino, mendigo, monstro, pai… Mergulha profundamente em cada um dos papéis e é transportado por Paris e arredores em uma luxuosa limusine, comandada pela loira Céline (Edith Scob). Ele é um homem em busca da beleza do movimento, da força motriz, das mulheres e dos fantasmas de sua vida. Saiba+

06- "Tudo Estará Bem" (Alting Bliver Godt Igen - 2010) Dinamarca
Um escritor-roteirista, Jacob Falk, conhecido por ficar obcecado com suas próprias histórias, depara-se com fotografias de prisioneiros de guerra que foram torturados por soldados dinamarqueses no Iraque. Suspeitando de uma conspiração política, Falk cai em uma perseguição frenética para revelar o mistério por trás das fotografias e ele descobre uma verdade mais preocupante do que ele imaginava. Saiba+

05- "O Incidente" (El Incidente - 2014) México
Após um confronto, dois irmãos e um detetive da polícia tentam fugir de um prédio e descobrem que a escadaria se repete infinitamente e não tem saída. O mesmo incidente acontece com uma família em viagem de férias, que acaba presa num trecho da estrada e retorna sempre ao mesmo ponto de partida. Dois episódios aparentemente sem relação conectados por um misterioso looping temporal, que faz com que a realidade se repita infinitamente. A única saída é seguir em frente. Saiba+

04- "Símbolo" (Shinboru - 2009) Japão
Um homem acorda e percebe que está misteriosamente preso em uma sala retangular branca e vazia, vestido com um pijama de bolinhas amarelas. Enquanto isso, em uma cidade empoeirada do México, um lutador mascarado conhecido como Homem Escargot se prepara para uma partida importante. Em meio a excessos ridículos, o suspense aumenta quando o prisioneiro sem nome está perto de escapar e Escargot prestes a entrar no ringue.

03- "O Lamento" (Gokseong - 2016) Coreia do Sul
A chegada de um misterioso estranho (Jun Kunimura) em uma aldeia tranquila coincide com uma onda de assassinatos cruéis, causando pânico e desconfiança entre os moradores. Quando a filha do oficial de investigação Jong-Goo (Kwak Do-won) cai sob a mesma magia selvagem, ele chama um xamã (Hwang Jung-min) para ajudar a encontrar o culpado. Saiba+

02- "O Operário" (The Machinist - 2004) Espanha/EUA
A última vez em que Trevor Reznik (Christian Bale) dormiu foi há um ano, sendo que desde então o cansaço vem destruindo progressivamente sua saúde física e mental. Ele trabalha numa fábrica operando maquinário pesado, e faz de tudo para manter seu emprego. Envergonhado por causa de seu problema, Trevor isola-se cada vez mais, tornando-se paranóico. Depois de se envolver em um acidente no trabalho em que um homem perde um braço, Trevor começa a crer que seus colegas estão conspirando para demiti-lo. Ele precisará lutar não apenas para se manter no cargo, mas também para manter a sanidade.

01- "Amnésia" (Memento - 2000) EUA
Após um assalto que resultou na morte de sua esposa e que o deixou em estado gravíssimo, Leonard Shelby (Guy Pearce) passa a sofrer de amnésia recente. Ele não consegue se lembrar de fatos que aconteceram há 15 minutos. Mesmo assim ele decide ir atrás do assassino de sua mulher e se vingar.

2 comentários:

  1. Tenho anotado "O Homem que Incomoda" para conferir.

    Não gostei de "Cores de Destino". Shan Carruth exagera na "viagem" do roteiro e da narrativa.

    "O Homem Duplicado" é interessante, mas inferior a outros trabalhos de Denis Villeneuve.

    "A Dupla Vida de Veronique" é semelhante ao comentário anterior. Bom filme, mas abaixo por exemplo da "Trilogia da Cores" de Kieslowski.

    "O Incidente" também está na minha lista para conferir.

    Apesar de algumas passagens não se casarem perfeitamente com o final, "O Lamento" tem uma boa história e um ótimo clima de tensão.

    A transformação de Christian Bale é assustadora em "O Operário", um filme sobre paranoia.

    "Amnésia" é um filmaço, daqueles para assistir mais de uma vez.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei dessa lista. Assisti a maioria delas, gosto desse tipo de filme. Entre os que assisti "O lamento" e "O Operário" são os que mais mexeram comigo.
    Abraço!
    https://consideracoessobrefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.