quinta-feira, 7 de julho de 2016

Floride

"Floride" (2015) dirigido por Philippe Le Guay (Pedalando com Molière - 2011) é um filme com tema difícil e doloroso, mas tudo é tratado de forma leve e graciosa. Retrata perfeitamente a realidade da pessoa que sofre com a perda de memória. O francês Claude Lherminier (Jean Rochefort) completou 80 anos e com o avançar da idade também vem os esquecimentos. Sua filha mais velha, Carole (Sandrine Kiberlain), enfrenta dificuldades para lidar com ele e tudo piora quando o pai toma a decisão de viajar à Flórida.
Claude é um industrial aposentado que mora em uma bela casa, porém a sua saúde mental está cada vez mais fraca, ele é um homem esperto, ágil, de temperamento chato e ao mesmo tempo engraçado, a sua filha está sobrecarregada com a empresa e pelo fato de que o pai não se satisfaz com nenhuma cuidadora, sua vida é toda dedicada ao trabalho e ao conforto do pai. Em dado momento ele acaba se afeiçoando a Ivona (Anamaria Marinca), que ao contrário das outras cuidadoras sabe como funciona a mente de Claude. Ele é instável e frágil em muitos momentos, mas sagaz em outros. 
Claude tem o pensamento fixo em sua filha Alice, que mora na Flórida, e que em breve irá visitá-lo, essa sua obsessão vai aumentando à medida que sua mente se desfaz. Carole prefere não contar a verdade sobre Alice ao pai, e por isso carrega uma tristeza e um peso enorme em sua vida, e ainda por vezes escuta insultos daquele de quem cuida com tanto carinho.
Não é agradável pensar na velhice, na fragilidade do corpo, na instabilidade da mente, as memórias passadas que se tornam o presente, o tempo se despedaçando. Claude tem flashes do passado, confunde, não entende. Aos poucos ele vai perdendo o que temos de mais precioso, as lembranças. É triste acompanhar o como ele enxerga tudo ao redor, a direção é magnífica, pois nos mostra exatamente essa confusão vivida na mente de Claude. 
O filme propõe a pensar no como o tempo devora tudo, e que muitas coisas que fizeram sentido a nós de nada vale no presente, ou que ter pessoas que nos amem verdadeiramente é o maior tesouro que podemos ter. O tempo é uma preciosidade. A atuação do veterano ator francês Jean Rochefort (86 anos) é sublime, maravilhoso em cada cena, diálogo, expressão, nos dá a perfeita noção do que é estar numa condição de dependência, de fragilidade, e ao mesmo tempo ter vontade de vida. A química entre Jean e Sandrine é linda e emocionante, Carole, a filha em nenhum momento pensa em deixá-lo numa casa especializada, ela luta o quanto pode até que não haja mais nada que possa ser feito.

"Floride" é um filme agridoce, sensível e muito familiar, todo mundo conhece ou convive com alguém que está nesta fase da vida, a velhice não é fácil, é repleta de agruras, mas também de descobertas que podem beneficiar a quem está por perto. Aproveitar o máximo de tempo que temos aqui, independente de qualquer coisa, essa é a grande aprendizagem. Somos tão frágeis e a vida é tão linda que não podemos perder tempo, como Claude diz: nem se desentendendo com as pessoas ou com o vinho.

Um comentário:

  1. É um filme que já estava na minha lista.

    O tema dos problemas da velhice está sendo bastante explorado pelo cinema nos últimos anos.

    Dos trabalhos de Jean Rochefort, gosto muito de "O Marido da Cabeleireira",

    Abraço

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.