terça-feira, 13 de março de 2012

Não Tenhas Medo (No Tengas Miedo)

O filme retrata um tema de uma obscura realidade infelizmente comum. Como enfrentar e seguir em frente após sofrer abuso sexual de uma pessoa próxima.
Dirigido pelo espanhol Montxo Armendáriz, é um drama que nos deixa com um nó na garganta diante dos problemas de Silvia (Michelle Jenner), uma personagem que guarda um segredo horrível sobre sua vida, de modo que fica difícil viver de forma natural.
A história começa pelo passado, ainda criança, mostrando o relacionamento que tinha com os pais, e sua amiga Maite (Núria Gago). Nessa fase Silvia começa a conviver com os abusos de seu próprio pai, que ao olhar das pessoas era um homem comum. Sua mãe (Bélen Rueda) uma egoísta, nem se dava conta do que estava acontecendo, pois nem olhava para a menina, os problemas não existiam. Em sua fase adulta, é uma mulher confusa com seus sentimentos, a passividade dela chega a irritar. Pensamos o seguinte: Porque ela não fala para alguém, denuncia ou simplesmente o chuta, mas as coisas nem sempre são simples, para uma menina que cresceu ao lado do pai que demonstrava afeto, e de repente virava um monstro, a dificuldade de fazer algo é maior.
Os sentimentos se confundem, ódio, tristeza, amor, pois seu pai foi seu primeiro amante e como lidar com isso? É uma vida destruída. Michelle Jenner como Silvia é o destaque, sua dor transparece no rosto e ninguém a percebe, ela a libera em jogos de azar, e acaba se envolvendo com um rapaz, porém o envolvimento deles é estranho. As cenas dela tocando violoncelo, e sua amiga Maite tocando piano são lindas, deveriam ter inserido mais cenas assim. Lluis Homar que interpreta o pai, é um homem frio, sem caráter e um personagem sem profundidade, a mãe é uma pessoa que vela os problemas, e se afasta quando as coisas se complicam, é angustiante. Mas todos os personagens são importantes para a construção da personalidade e do temperamento de Silvia, uma garota retraída e enclausurada em seu próprio ser, pronta para explodir a qualquer momento.

A busca para se livrar dos traumas vividos, essa é a proposta do filme. Depois de tantos danos causados a solução não é esquecer, e sim enfrentar e saber lidar, esse é o caminho.  Passar uma borracha no passado e encontrar pessoas com quem possa desabafar, é uma maneira de recomeçar. Para quem não gosta de dramas intensos, se afaste deste longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.