segunda-feira, 5 de março de 2012

Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel)

O filme como o próprio título sugere, precede os anos em que a estilista entrou no mercado da moda.
Dirigido por Anne Fontaine, traz de modo muito suave a polêmica história dessa mulher que impôs estilo e atitudes em uma época onde os homens estavam à frente.
Criada em um orfanato, cantava em bordéis com sua irmã, e trabalhava como costureira, aos poucos foi se especializando no mundo da costura, indo contra os padrões de moda que as mulheres vestiam, foi aperfeiçoando sua marca. Também nos conta sobre os relacionamentos amorosos com grandes aristocratas franceses.
O filme deixa de lado os pontos polêmicos dessa mulher à frente de seu tempo, como sua colaboração com o terceiro Reich, sua prisão e fuga após o término da segunda guerra e seu exílio na suíça. Outro ponto é as criações de Coco, os trajes simples inspirados nas roupas masculinas, a introdução da ideia do pretinho básico, sua marca que é o cabelo cortado curto, os chapéus, o conhecido perfume N° 5, deixam a desejar por não serem tão explorados.
As criações são apenas panos de fundo, suas relações amorosas são o centro da atenção, por incrível que pareça, pois ela era conhecida por não acreditar em romances. Talvez, por ter perdido seu grande amor em um acidente, escolhesse permanecer só pelo resto da vida.
Audrey Tautou com classe e elegância ficou perfeita interpretando Coco Chanel, é maravilhoso ver suas expressões mudarem conforme a história se desenvolve.
Uma história leve, sem exageros, tudo muito organizado, mostrou uma mulher que impunha suas ideias perante uma sociedade arrogante do inicio do século XX. Seria mais interessante ter mostrado os conflitos onde a imagem de mulher durona, porém elegante se definisse na cabeça de quem não conhece a história da estilista.
De forma romanceada Coco liberta as mulheres do sufocante espartilho, das plumas, penas, verdadeiras alegorias em cima de suas cabeças. O melhor é ver ela cortando gravatas, transformando camisas masculinas e vestindo-as, mas tudo isso sem afetação e sem promover uma emancipação feminina.

Audrey Tautou encarna a personagem de forma magistral, sua postura, o modo de andar e os trejeitos, como o cigarro caído no canto da boca, sua soberba e orgulho. O visual é um espetáculo a parte, é belíssimo, os ambientes sociais, cenários, figurinos, tudo muito encantador.
Um filme extremamente bonito, mas que pecou pelo excesso de adoração, quase santificando Coco Chanel, mas vale a pena entender o antes dessa mulher que mudou tanto o estilo como a atitude do mundo todo.

"Inigualável e insuperável Coco Chanel mudou a década de 20"
"O melhor do amor é fazer amor, pena que para isso precisa-se de um homem"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.