quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Treme

"Treme" é uma série da HBO criada por David Simon e Eric Overmyer, mesma dupla responsável pela série "The Wire". A trama chama a atenção por usar elementos como o drama e a alegria gerada pelo jazz e pelo blues na mesma medida. A história é sobre um grupo de moradores de New Orleans que vive no distrito chamado Treme. Eles lutam para reconstruir suas vidas e a cidade após ela ter sido destruída pelo furacão Katrina. Mesclando situações de melancolia, revolta e depressão a série deverá fazer um balanço das vidas destas pessoas em meio a questões sociais, políticas e culturais. A história da própria cidade deverá servir de metáfora para a situação econômica que o país, e o mundo, atravessam. O drama explora a reconstrução da cidade assim como os efeitos físicos e psicológicos da tragédia ocorrida em 2005. Berço do jazz norte-americano e do Mardi Gras, sua famosa festa de Carnaval, New Orleans é retratada com toda sua riqueza cultural em "Treme". Diversos músicos participam do elenco da série, interpretando a si mesmos - entre eles estão Lance Ellis, Mario Abney, Wanda Rouzan, John Boutté (responsável pelo tema de abertura da série), Thaddeus Richard, Tim Green, Kermit Ruffins, Glen David Andrews, Coco Robicheaux e Elvis Costello. Em meio ao drama dos personagens, se ouve muito jazz e blues, a série também mostra locais famosos da cidade com seus bares, casas noturnas e restaurantes. Sem dúvida é uma série para quem curte musica de qualidade, é um deleite para os nossos ouvidos e se pudesse defini-la somente com uma palavra seria: Contagiante. Pois é, mesmo mostrando as consequências de um desastre, a série prima em evidenciar a força de uma comunidade em reconstruir suas casas e suas vidas, e para isso utilizam o que eles têm de melhor, a música. As pessoas respiram jazz, é um ritmo que pulsa, que emociona e fazem as pessoas terem ânimo para continuar e ainda cultivar a esperança.

"Treme" mostra o quanto a união de uma comunidade pode fazer pelo lugar que você mora, com amor e respeito à sua cultura, é uma lição de como viver em sociedade e fazer dos demais seus amigos e aliados, a destruição se torna mais amena quando se tem com quem compartilhar e contar, saber que se pedir ajuda a seu vizinho, ele não negará. É cidadania pura! A mensagem mais especial que a série passa é que desistir é pior que morrer, e para aquele povo que carrega no sangue a força e o espírito alegre, se torna algo muito lindo de se ver. Mesmo envolto em escombros eles têm orgulho do lugar em que vivem, respeitam sua cultura e principalmente a enaltecem diante a este desastre. A grande personagem é a música, seja em qualquer situação ela está presente. Há aqueles que negam sua origem, que saíram para ganhar a vida, como o filho de um músico que jamais deixará suas tradições. Há muitos personagens interessantes, um deles é Creighton Bernette (John Goodman), um professor e escritor em crise, inconformado com a situação de abandono da cidade e com a preocupação hipócrita do resto do país. Apaixonado pela história e pela cultura local, Creighton descobre no YouTube uma boa ferramenta para divulgar suas ideologias e acaba se tornando o porta-voz de New Orleans na internet.

De ótima qualidade "Treme" nos presenteia com uma trilha sonora magistral. Excelente e mais uma vez digo, é super contagiante. Infelizmente "Treme" mesmo sendo uma série linda, foi ignorada pelo grande público, e sabe-se que séries com pouca audiência se sustentam com prêmios, coisa que não aconteceu. Ainda não há previsão sobre a quarta e última temporada, mas será bem reduzida devido ao baixo orçamento. O que me faz pensar que as pessoas não sabem o que é bom verdadeiramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.