sábado, 25 de fevereiro de 2012

The Runaways - Garotas do Rock

O longa dirigido e roteirizado por Floria Sigismondi, retrata a formação do grupo de adolescentes que tinham o rock na veia, sensualidade e atitude. Biografia da primeira banda formada somente de meninas em um universo totalmente masculino.
Em Los Angeles, final do ano de 1975, Joan Jett (Kristen Stewart) tinha o sonho de montar uma banda formada apenas de mulheres, ela encontrou apoio no empresário Kim Fowley (Michael Shannon) e com a entrada de Cherie Currie (Dakota Fanning) o sucesso aconteceu. Com uma vida regada à drogas e totalmente desajustada, seguem com um estilo musical cru, e o jeito sensual inspirado em David Bowie, Cherie alavanca cada vez mais a banda.
Joan tinha o desejo de montar a banda, mas foi a ambição de Fowley que a fez progredir, moldou as garotas, criou características masculinas, personalidade e performances no palco. As letras das músicas tinham uma força e expressão que mudou o olhar das pessoas diante a banda.
Em quatro anos de existência The Runaways teve uma carreira intensa, a história é contada de uma maneira rápida, e toda a trajetória, desde ensaios de garagem até os shows. As protagonistas são Cherie e Joan, as outras integrantes fazem poucas participações, o que deixa a desejar. O foco nas duas personagens é porque o filme foi baseado no livro em que Cherie escreveu, então é compreensível.
Em pouco tempo, a banda alcançou a fama. Entre turnês, e lançamento de disco já foi o necessário para que entrassem em crise, devido ao uso de cocaína, as disputas de ego, e os conflitos envolvendo Fowley, um sanguessuga. Também por serem jovens demais, estarem longe de casa expostas a tanto sucesso, sucumbiram em 1979.
Claro que o destaque vai para Dakota Fanning interpretando Cherie, no começo uma menina ingênua, repleta de conflitos em casa, sem nem ao menos saber acender um cigarro. Logo, aprendendo a ser sensual e se viciando em drogas. Na música "Cherie Bomb"  se reverencia. Diante de todos os problemas da vida dela, continua sendo uma menina com uma infância roubada.
Kristen Stewart está irreconhecível como Joan Jett, seu jeito masculino e sua guitarra inseparável deu um ar de liderança, mas não deu profundidade a personagem, não mostrou a força e atitude da verdadeira Joan.

Não é um grande filme, mas vale ver o registro de uma banda explosiva, com sede de viver, sem pensar nos riscos, e principalmente por ter acesso fácil a isso. Nesse período o jovem se libertava em suas músicas, suas revoltas transpareciam em forma de letras de rock, solos de guitarra, e performances agressivas no palco. Isso é Rock'n roll. 
Se o roteiro não foi fiel a história da banda, pouco importa, pelo menos teve a decência de expor uma das bandas mais polêmicas, em razão de ser composta por mulheres e ainda menores de idade. 
Apesar dos clichês da famosa combinação: sexo, drogas e rock'n roll, e o modo simplista de contar a história de uma das bandas que mudou a cara do rock, vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.