sábado, 11 de maio de 2013

Frat - Crueldade Humana

"Frat" (2008) é um curta-metragem produzido por estudantes da escola ESMA e fala sobre a crueldade da raça humana que está contaminada por uma doença que a transforma em pedra. 
Em um povoado remoto, Sai, um garoto de 12 anos contempla o horizonte. De repente, um cão com uma pata petrificada aparece e o menino consegue curá-lo cortando seu braço e doando um pouco de seu sangue ao animal. Depois, eles partem para uma cidade pós-apocalíptica enquanto um lindo som de violino contrasta com a paisagem deteriorada. Ocorre que seu irmão mais velho, Vlad, um delinquente e drogado o maltrata e depois usa seu poder para curar as feridas e se recuperar. Apesar disso, Sai nutre um grande amor e carinho por seu irmão. Até que, um dia, Vlad empresta o menino a uns amigos de sua gangue. Eles curam seus machucados, mas acabam por espancá-lo até deixá-lo inconsciente. Em seus devaneios, Sai descobre que também possui dentro de si, bem no fundo enterrado, uma pedra.
Esse curta tem uma lição de moral devastadora que mostra que todo ser humano tem maldade dentro de si, somos contaminados pelo dia a dia, pela rotina estressante, onde cada vez menos temos paciência uns com os outros, seja no trânsito, nas filas, no ônibus, na vida medíocre que levamos para sobreviver, nesse mundo que vivemos a educação virou qualidade, ao invés se ser considerada algo inerente. Pois é, fica difícil não se contaminar por essa doença que nos torna pedras, que gera sintomas de egoísmo, individualismo e violência.

A criança é o único ser que ainda pode conter a pureza e que é capaz de demonstrar afeto simplesmente porque quer e não por algo em troca, como no curta, infelizmente, as influências internas e externas contribuem para que esta pureza acabe mais depressa. Nenhum ser humano está imune à maldade. 
É um curta dramático e sombrio, cuja interpretação depende de cada um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.