segunda-feira, 8 de abril de 2013

Doll Face + Solipsist, de Andrew Huang

O curta "Doll Face" de Andrew Huang se tornou um viral no Youtube em 2007. O curta sombrio de ficção científica sobre robôs andrógenos que acabam fascinados por um rosto na TV ganhou atenção de alguns nomes, como o produtor e diretor J.J. Abrams, logo Huang estava sendo chamado para dirigir clipes de bandas como Ra Ra Riot, Avi Buffalo e Björk. Andrew Huang é fanático por arte e viciado em efeitos especiais desde garoto. Na história um robô sai de uma caixa e começa a olhar uma televisão. Um rosto feminino aparece e logo esta máquina busca copiar os traços para parecer com a mulher da TV. Porém, cada vez que a imagem fica mais maquiada, a televisão se distancia, mas o robô não quer desistir e usa de seus tentáculos para poder chegar mais perto. Conseguirá ele chegar nesta imagem?
O curta é uma crítica à ditadura da beleza imposta pela mídia e as pessoas que sem um pingo de senso extrapolam para ficar parecidas com as mulheres de plástico da TV. As mulheres na grande maioria são as atingidas por essa busca insaciável pela beleza ideal. O curta apenas de 4 minutos gera boas discussões sobre o assunto. Assista e não se arrependerá!



"Solipsist" é um curta experimental sobre a maneira como as coisas vivas se conectam, as fronteiras entre elas e o que acontece quando essas fronteiras entram em colapso. O curta propõe uma viagem lúdica e hipnótica. O vídeo mostra interações entre indivíduos que juntos formam estruturas cada vez mais complexas de vida.
*Solipsismo é a concepção filosófica de que, além de nós, só existem as nossas experiências. É a consequência extrema de acreditar que o conhecimento deve estar fundado em estados de experiência interiores e pessoais, não se conseguindo estabelecer uma relação direta entre esses estados e o conhecimento objetivo de algo para além deles. O solipsismo é basicamente a ideia de que o Ser controla o mundo. É uma crença filosófica que além de nós e nossas experiências, nada existe. É a ideia de que a única realidade cognoscível é o Eu.
Indico para aqueles que curtem se deixar levar por algo intraduzível, etéreo e visualmente hipnótico. É um curta premiado e muito fascinante. 
Devido ao grande sucesso do curta, Andrew Huang acabou caindo no gosto da islandesa Björk. Veja a semelhança do clipe da música "Mutual Core" com o curta "Solipsist". É incrível, pois o universo dos dois se complementam.


Obs: Há disponível o Making of do curta, para quem gosta de ver a parte técnica de como Huang criou aqueles efeitos fenomenais é só dar uma pesquisada no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...