terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Os Infratores (Lawless)

Baseado em fatos reais, o longa tem como inspiração o livro "The Wettest County in the World", de Matt Bondurant, neto de Jack Bondurant.
A história é sobre os irmãos desta família, que vivem no Condado de Franklin, Virginia. Na década de 1930, o cenário é o da lei seca. Os irmãos são Jack (Shia Labeouf), o mais novo que tem sempre de provar o seu valor aos outros. Forrest (Tom Hardy), o mais velho; chefe da família, e Howard (Jason Clarke), o mais temido dos três, muito por seu comportamento explosivo. A família tem um bar, mas suas atividades se resumem a fazer um Whisky clandestino de boa qualidade. Atividade que apesar de ilegal, é amplamente aceita e difundida entre as pessoas da região. O problema se inicia com a chegada do corrupto agente federal de Chicago, Charley Rakes (Guy Pearce), que deseja organizar o comércio de bebidas daqueles caipiras, fazendo valer a sua autoridade sobre um xerife, que também não concorda com os métodos deles.
Mesmo que o filme não aborde fatos da lei seca, é muito competente, pois mostra o lado dos pequenos produtores da época. A família é marcada por uma lenda, indestrutíveis os irmãos Bondurant tocam um negócio clandestino muito bem aceito pelas pessoas, ninguém se mete, e até eles acreditam na própria lenda. Jack, o mais novo é quem muda o rumo da história, mesmo que não acreditem que consiga seguir os passos da família foi ele que expandiu os negócios.
Os atores coadjuvantes também estão ótimos, Guy Pearce como Charles Rakes é extremamente caricato e excêntrico, seus trejeitos e figurino dizem tudo. Mia Wasikowska faz o par romântico de Jack, uma moça doce e singela. Jessica Chastain faz uma prostituta que trabalha no bar da família e que se envolve com o durão Forrest. Só Gary Oldman teve uma participação pequena, o ator faz um mafioso da cidade grande que determina regras.
Nos simpatizamos logo de cara com os personagens e torcemos pelos fora da lei, há muito sangue, violência e romance. Essa é a história de pessoas simples que não se curvavam diante as autoridades corruptas da época, continuavam com suas rotinas, mesmo que isso acarretasse em violência, na verdade, a história nos conta sobre lealdade, família, amizade e amor. Os três diferentes entre si se protegiam cada um à sua maneira.

Todos nós conhecemos as grandes figuras que despontaram no mercado negro na época da lei seca (uma das medidas políticas mais infelizes criadas), Al Capone é a mais notória desta fase. Mas de fato nunca se abordou os pequenos produtores, famílias, neste caso os Bondurant, envoltos em uma lenda e num ambiente rural. Destaque para Tom Hardy como Forrest, quieto, líder do negócio e jeito simples, que acreditava piamente na lenda criada pelas pessoas em relação a eles. Shia Labeouf como Jack se faz interessante, diferente dos irmãos não é violento, é mais humano e visionário, tanto que ele abre uma destilaria longe dos olhos das autoridades, escondida no meio da floresta e começa a ganhar bastante dinheiro.
A história em certos pontos é exagerada, mas se desenvolve bem, em meio a tanto filmes de gangsteres "Os Infratores" dirigido por John Hillcoat, do pós-apocalíptico "A Estrada" (2009), tem seus méritos, sem glamour nenhum ficamos encantados com a família Bondurant.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.