segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O Homem das Sombras (The Tall Man)

Antes de mais nada este é o tipo de filme que quanto menos souber melhor, portanto, se ainda não o viu, aviso que haverá spoilers no texto.
"O Homem das Sombras" (2012) é um suspense inteligente, ele cumpre com a promessa de surpreender, as reviravoltas em que vilões viram vítimas e vítimas em vilões são incansáveis. A direção é do francês Pascal Laugier (Martyrs - 2008), que também assina o roteiro. Julia é uma enfermeira a quem o pessoal de uma pequena comunidade recorre quando tem problemas. A cidade de Cold Rock tem uma onda misteriosa de desaparecimentos de crianças atribuídas aquele que a cidade chama de "homem alto", algo que alguns veem como apenas uma lenda e outras como o motivo dos desaparecimentos. Julia não acredita e acha que tudo não passa de uma lenda, até que uma noite o seu filho é sequestrado.
O filme tem sido vendido como terror, mas não se engane, não tem sangue jorrando, psicopata que rouba criancinhas, nesse longa nada é o que aparenta ser. A mudança a partir da segunda parte pode decepcionar as pessoas que esperam outras coisas, mas tem que ser dito que a criatividade não foi poupada.
Jessica Biel diferentemente dos seus outros papéis, consegue nos fisgar por uma personagem completamente profunda. O porquê das crianças estarem sumindo é revelado um pouco depois da metade do filme, e é aí que entra o melhor. Do início que parecia terror, que passa para o suspense e avança para o drama, consegue misturar crítica social. Dentro da história as crianças raptadas são enviadas para um lugar dito superior, pois acredita-se que no lugar que estão não vão conseguir ser alguém melhor, como explicado em um dos diálogos mais incríveis, do qual tudo não passa de um ciclo vicioso. E que se não quebrá-lo as crianças não terão uma oportunidade de crescer, ter conhecimento e informação.
Destaque também para Jodelle Ferland (que sempre interpreta crianças sinistras), no filme ela é uma menina que não fala devido a um possível trauma em sua infância e que parece saber mais do que os outros.
Ponto positivo para o clima criado, as reviravoltas e a crítica social que foi inserida e fez com que o filme se tornasse mais do que apenas um bom entretenimento. Ele envolve, surpreende e ataca nosso psicológico. pensamos sobre educação, futuro e sobre o círculo vicioso da sociedade.

Acima de qualquer coisa "O Homem das Sombras" é um filme inteligente, que passa a ideia de que o conhecimento é a chave para todas as portas, sem ele estamos fadados a repetição, a ignorância, e quando o lugar em que vivemos não nos apresenta oportunidades, não podemos nos acomodar, pois se ficarmos estaríamos passando o mesmo para nossos filhos, e assim por diante.
O filme engana o espectador, e apesar da narrativa parecer confusa ela se desenrola de maneira criativa e ao final tudo é explicado. 
E a coisa certa será que realmente está certa? Tire suas próprias conclusões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.