segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Thale - Ela Veio da Floresta (Thale)

"Thale" (2012) é um filme que aborda um mito nórdico. Antes é necessário saber um pouco mais sobre a lenda que é mostrada. A Huldra é um ser da mitologia que tem a aparência de uma bela mulher com um rabo de vaca. Quando bem tratada ela é inofensiva, porém se mexem com o ambiente em que vive ela pode se vingar usando seus poderes sobrenaturais, além de seduzir os homens que caçam ou vivem na floresta, cantando uma linda canção ela os atrai para seus domínios sem jamais retornarem a seus vilarejos.
Elvis (Erlend Nervold) e Leo (Jon Sigve Skard) são limpadores de cenas de crimes, e acabam encontrando uma Huldra chamada Thale (Silje Reinåmo) trancada no sótão de uma casa. Eles inicialmente ficam chocados, mas a ajudam e criam uma amizade com ela. Entretanto, Thale é um ser do folclore e mantê-la por perto vai criar problemas. Ela não diz uma palavra, é incapaz de dizer o porquê está nesse local, logo se percebe que ela tem sido mantida em cativeiro por décadas, por razões ainda desconhecidas. Quando percebem a movimentação do lado de fora, sabem que querem ela de volta.
O filme é um Thriller ao estilo folk, não haveria outra designação a não ser essa. Ele pende muito mais para o suspense do que para o horror, e há também dramas pessoais dos quais os protagonistas pouco simpáticos, Elvis e Leo sofrem. "Thale" tem um ritmo lento e a história por ser diferente cativa e nos dá gás para ver até o fim, ainda mais por colocar a cultura nórdica em evidência. O visual no meio da floresta e a trilha sonora folk é incrível, só o desenvolvimento deixou um pouco a desejar. A lenda poderia ter sido mais explorada, mostrando os tais poderes da Huldra, mas acabou focando mais nos personagens centrais. Os dois em meio a isso criam um vínculo bonito de amizade e revelam segredos pessoais, um dos segredos a Huldra é capaz de sanar e ao final vemos que assim se fez, pois ela se simpatizou com os caras.
Silje Reinåmo fez de Thale uma criatura muito interessante, sua feição na maioria das vezes assustada nos conquista, mas ela mostrou do que é capaz ao final, quando foi perturbada pelos homens que queriam capturá-la juntamente com o homem que a prendeu desde o início do filme.

Depois de "O Caçador de Troll" (2010), um excelente filme que explora outro mito nórdico, vale a pena conferir "Thale", pois nos dá a oportunidade de um diferencial dentro do cinema, e mostra mais uma lenda desse folclore riquíssimo. Mesmo com um orçamento baixo Aleksander Nordaas conseguiu fazer um filme muito bem feito, inclusive com efeitos especiais, que apesar de simples e as poucas aparições das Huldras, não deixam a desejar. É impressionante! Um filme fantástico que não pode passar despercebido pelos curiosos de plantão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.