terça-feira, 13 de novembro de 2012

Vegas

A Noruega moderna é um modelo de sociedade perfeita, mas o mal se encontra até nos melhores lugares. Nesta história é revelado um grupo de adolescentes para quem a vida parece ser muito diferente do sonho norueguês de perfeição. Acompanhe a busca e o desejo mais profundo desses jovens de ter uma vida normal. "Vegas" é a história de Thomas (Jørgen Hausberg Nilsen), Marianne (Karoline Stemre) e Terje (Sindre Kvalvåg Jacobsen), três adolescentes que não tem para onde ir. Depois de testemunhar o maltrato físico de sua mãe, Thomas é enviado a um lar para jovens. Ninguém vai lhe dizer onde está seu irmão mais novo e Thomas promete encontrá-lo. No refúgio conhece Marianne, que sempre deixa tudo de cabeça para baixo, e Terje, que parece ser de outro planeta. Os três descobrem um sonho e juntos embarcam em uma viagem de amor, ódio e confiança.
Ninguém acaba onde planejou, mas todos encontram uma casa de certa forma. "Vegas" dirigido por Gunnar Vikene, conhecido pelos trabalhos na televisão local é um prolífico diretor norueguês. O filme leva os espectadores ao núcleo das famílias disfuncionais através dos olhos de três jovens que estão próximos de perder tudo se não mudarem suas vidas. Valorizado pelos críticos por sua linguagem cinematográfica prática e envolvente, com um ponto de vista e cenas de ângulos baixos, "Vegas" atravessa as fronteiras para trazer sobre a mesa temas como a violência doméstica e o vício em drogas. No entanto, apesar das trágicas histórias que se misturam quando os três personagens principais se encontram, haverá espaço para a redenção e o humor. Esse filme espirituoso retrata mais do que só os problemas enfrentados pela juventude contemporânea. Ele oferece uma solução comovente e esperançosa para os problemas que pais e filhos podem viver.
Os atores mesmo sendo novatos e completamente sem técnica, conseguem imprimir muita personalidade, e por ser natural torna tudo muito próximo da realidade. Marianne faz a revoltada, que pouco se importa com os outros, no desenrolar descobrimos vários segredos, incluindo o porquê do título do filme. Ela é movida por impulso. Thomas, um garoto que vive em uma casa onde a mãe é incapaz de deixar o namorado, mesmo que apanhe constantemente, ela prefere deixar os filhos separando-os um do outro. O refúgio para onde é mandado é muito acolhedor, porém o sofrimento de sua mãe não mandar seu padrasto embora, o corrói por dentro. Ele é dono de uma das cenas mais chocantes.

Terje, após sua mãe cair do navio e se perder no mar é enviado ao lar, seu pai fica impossibilitado de continuar cuidando dele, e o principal: amando-o. Ele o culpa pelo acidente e Terje abalado fica muito transtornado e deprimido, apenas pensa em ir a bordo do navio que vai para a Dinamarca, onde sua mãe caiu no mar e pensa poder resgatá-la de algum jeito. Emocionante o desfecho do personagem, o sorriso do garoto e a imagem dele no fundo do mar em busca de sua mãe é a das mais bonitas. Todos encontram uma saída, mesmo que não seja das melhores.
"Vegas" é um longa diferenciado que vale a pena ser conferido. A Noruega, considerada uma das sociedades mais perfeitas em termos de economia, uma social-democracia que funciona muito bem, também enfrenta problemas e desafios, mas a maneira de lidar, especialmente em relação à educação dos jovens, dando todo o apoio e respeitando as particularidades, faz da Noruega um modelo de sociedade a ser respeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.