sábado, 7 de setembro de 2019

Em Pedaços/In the Fade (Aus dem Nichts)

"Em Pedaços" (2017) dirigido por Fatih Akin (The Cut - 2014) é um drama pesado e triste que retrata o preconceito, a violência e a injustiça, forte e intenso somos absorvidos em uma trama que mergulha na dor da perda e no processo de transformação da protagonista.
Após cumprir pena por tráfico de drogas, o turco Nuri Sekerci (Numan Acar) leva uma vida amorosa e tranquila com a esposa Katja Sekerci (Diane Kruger) e o filho Rocco de 6 anos na Alemanha. Certo dia ele e o menino estão no escritório e morrem vítimas de uma explosão criminosa, tragédia que deixa Katja sem chão. Ela batalha na justiça pela punição dos culpados, um casal neonazista, e, insatisfeita com o desenrolar do caso, decide pela vingança com as próprias mãos.
A história se desenrola de maneira muito sensível apesar de seu peso e tensão, certamente Diane Kruger é o grande ponto a se destacar, uma verdadeira tour de force, sua entrega é intensa e seu sofrimento transpõe a tela. Seu mundo se transforma quando perde o marido e o filho por um ato terrorista, em um minuto estava contente ao lado de seus amores e no minuto seguinte está desolada e perdida com a notícia da morte deles. Acompanhamos de perto a sua lenta e dolorosa transformação, ela passa por todas as fases do luto e ao mesmo tempo precisa ter força para ir as audiências.
No começo há dúvidas sobre quem teria colocado a bomba e os motivos, pois Nuri já tinha sido preso, tudo parece ir contra e todos a sua volta começam a produzir dúvidas sobre o caráter de seu marido, Katja então coloca a mãe e os sogros para fora de sua casa e agradece a amiga pelo apoio, ela deseja ficar sozinha com sua dor, são momentos difíceis e as certezas vão se escoando até que o advogado e também grande amigo lhe dá a notícia de que encontraram os autores da explosão e que ela estava correta ao afirmar que eram neonazistas. Agora seu objetivo e motivação é vê-los na cadeia e para isso seu advogado fará o melhor, é bastante óbvio a culpa do casal, porém existem álibis plantados e brechas que gerarão dúvidas, se trata de uma rede de neonazistas, mas a lei é deveras complexa e Katja vai ao chão com a decisão do juiz.

A história seca e incômoda revela muito da atualidade, mas em momento algum discorre sobre política e se aprofunda nas questões, mas vemos que a intolerância e o ódio são construídos em formas circulares e por isso nunca terminará e a injustiça permanecerá; o desespero de Katja se acelera a cada nova audiência, esses instantes possuem diálogos potentes, principalmente, quando o pai do acusado depõe. A sensação de falta de ar é constante, permanecer junto da protagonista produz sentimentos de tristeza, raiva e angústia, e a sua vingança ao final destrói.

"Em Pedaços" é um filme que nos absorve por completo, coloca em cena a injustiça de atos de terrorismo por xenofobia, a violência perpetrada por ideologias extremamente conservadoras e ignorantes, reflete a dor e as fases do luto de maneira orgânica, forte e sensível, e ainda possui uma atuação grandiosa de Diane Kruger, impossível sair ileso. 

Um comentário:

  1. Gostei bastante. É um filme forte, triste e doloroso que foca em terríveis temas atuais.

    Abraço

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.