terça-feira, 31 de outubro de 2017

22 Filmes de Bruxas (Witch Movies)

Em comemoração ao Halloween, segue uma lista caprichada de filmes com Bruxas, todos excelentes em suas histórias sombrias, misteriosas, sedutoras e também críticas.

"As bruxas em geral são assim. Não estão jamais interessadas nas coisas ou nas pessoas, mas na utilidade eventual destas." (As Crônicas de Nárnia)

22- "A Máscara de Satã" (La Maschera del Demonio - 1960) de Mario Bava
Na Idade Média, a princesa Ada (Barbara Steele), acusada de bruxaria e práticas de vampirismo, é condenada a uma morte terrível: inquisidores cruéis cravam em sua face uma máscara amaldiçoada repleta de lâminas pontiagudas (a máscara do demônio, naturalmente). Mas antes que eles o façam, a bruxa ameaça a todos e promete voltar para se vingar e dar continuidade a seu legado de sangue e horror... E ela voltará...

21- "A Filha de Satã" (Night of the Eagle - 1962) de Sidney Hayers
Cético professor universitário é contrariado pela crença de sua esposa na feitiçaria, prática que conheceu em uma viagem à Jamaica. Ele tenta convencê-la a abrir mão disto, mas a mulher está cada vez mais obcecada em arrodeá-lo de amuletos e outros aparatos de magia para que tenha sucesso profissional.

20- "O Uivo da Bruxa" (Cry of the Banshee - 1970) de Gordon Hessler
Na Inglaterra do século XVI, o obsessivo magistrado Lorde Edward Whitman empenha-se em erradicar a prática de bruxaria de uma região rural. Sua mulher teme que a família esteja amaldiçoada e se comporta como uma louca, só sendo acalmada pelo seu cavalariço Roderick, que também é amante da filha do Lorde, Maureen.
´
19- "O Martelo das Bruxas" (Kladivo na Čarodějnice - 1970) de Otakar Vávra
A história do filme é baseada no livro de Václav Kaplicky, Kladivo na Čarodějnice (O Martelo das Bruxas, 1963), um romance sobre julgamentos de bruxas no norte da Morávia durante a década de 1670. As imagens são de um preto e branco alegórico e cheias de símbolos. Tudo começa com uma ação trivial de uma pobre velha, que desemboca numa espiral de acusações, mergulhando a comunidade no caos total.

18- "O Espelho da Bruxa" (El Espejo de La Bruja - 1962) de Chano Urueta
Elena é avisada por sua madrinha bruxa Sara que domina a magia negra e a arte do espelho de que será assassinada por seu marido, mas a jovem acredita ser muito amada. Adonay que é o demônio chefe de Sara previne que é melhor que o destino aconteça e não interfira. Elena acaba morrendo. A bruxa tem o espelho que possibilita muitas visões, inclusive falar com Elena que está no caixão e promete vingança. O viúvo se casa novamente e passa a presenciar estranhos fenômenos na casa como flores murchando repentinamente no vaso, o piano que toca sozinho até que sua nova esposa acaba sofrendo sérias queimaduras e o marido tomará decisões radicais pra ajudá-la, mas a bruxa estará preparada para a vingança derradeira.Não é uma história de bruxa má, mas uma bruxa que busca justiça.

17- "Olhos De Fogo" (Eyes of Fire - 1983) de Avery Crounse
Um grupo de pioneiros do oeste americano se depara com estranhos acontecimentos noturnos numa floresta. Uma misteriosa garota conhece os segredos desses sinistros acontecimentos e o mundo ao qual pertencem e pede aos invasores que abandonem a floresta. Só as forças da noite tem a resposta para algumas perguntas.

16- "A Iniciação de Sarah" (The Initiation of Sarah - 1978) de Robert Day 
Filme feito para a TV sobre uma jovem que tem poderes telepáticos, e que ao ser rejeitada por todas de uma irmandade, junta-se a uma professora que mexe com bruxaria, para se vingar da humilhação pela qual passou.

15- "Baba Yaga" (1973) de Corrado Farina


Valentina, uma fotógrafa de moda, em circunstâncias estranhas conhece uma mulher, que se apresentou como Baba Yaga. Esta senhora não é jovem e dá a Valentina uma boneca que pode vir à vida. Ela usa a câmera e o homem fotografado cai morto. Valentina se torna dependente de Baba Yaga. Livre do cativeiro do glamour tenta conseguir seu amante Arnaud.

14- "Superstição" (Superstition - 1982) de James W. Roberson
Uma família se muda para um casarão no interior de Mill Road, ao lado de um grande lago. Não demoram a descobrir que o lago foi o local da execução por afogamento de uma bruxa, 300 anos antes, e ela está de volta para concretizar sua vingança.

13- "Dark Waters" (Temnye Vody - 1993) de Mariano Baino
A jovem Elizabeth chega a um convento localizado numa ilha para tentar saber mais sobre seu passado. O local é quase medieval: não tem eletricidade e as freiras vivem em completo isolamento. Ela espera encontrar uma amiga que vive lá, mas logo descobre que a moça morreu e que o lugar vive às voltas com um mistério envolvendo um antigo amuleto.

12- "Jovens Bruxas" (The Craft - 1996) de Andrew Fleming 
Uma jovem (Robin Tunney) se muda de São Francisco para Los Angeles para começar uma nova vida. Lá conhece três alunas do colégio onde estuda que se dedicam ao ocultismo e à magia (tanto que têm a fama de bruxas entre seus colegas). Quando as quatro fazem amizade e começam a praticar magia juntas, desencadeiam um poder que foge do controle, gerando trágicas consequências.

11- "As Bruxas de Salém" (The Crucible - 1996) de Nicholas Hytner
Em Salem, Massachusetts, 1692, algumas jovens fazem "feitiços". Uma delas, Abigail Williams (Winona Ryder), tinha se envolvido com seu patrão John Proctor (Daniel Day-Lewis), mas após o fim do caso foi despedida. Assim, desejava a morte de Elizabeth Proctor (Joan Allen), a esposa deste. Elas são descobertas no seu "ritual" e, acusadas de bruxaria, provocam uma histeria coletiva que atinge várias pessoas, sendo que Abby, a jovem desprezada por John, faz várias acusações até ver Elizabeth ser atingida.

10- "Da Magia à Sedução" (Practical Magic - 1998) de Griffin Dunne
"Jogue sempre sal sobre seu ombro esquerdo, tenha alecrim no seu jardim, plante alfazema para dar sorte e apaixone-se sempre que puder."
Duas irmãs descendentes de feiticeiras tentam levar uma vida normal, mas sofrem com uma maldição que diz que todo homem que se apaixona por uma integrante de sua família é levado à morte. Com Sandra Bullock, Nicole Kidman, Aidan Quinn, Stockard Channing e Dianne Wiest.

09- "Elvira - A Rainha das Trevas" (Elvira, Mistress of the Dark - 1988) de James Signorelli
Elvira (Cassandra Peterson) é a anfitriã de um programa de baixo orçamento sobre filmes de terror, mas tudo pode mudar quando ela herda da tia Morgana (Cassandra Peterson) uma velha mansão em Fallwell, Massachusetts, uma pequena cidade com apenas 1313 habitantes. Ela sonha em vender a casa e ir para Las Vegas, mas encontra dois sérios problemas: o primeiro são os adultos da cidade, que ficam espantados com o modo de como ela se veste e se comporta. Liderados por Chastity Pariah (Edie McClurg), eles fazem forte oposição à presença de Elvira na localidade. O segundo problema é Vincent Talbot (William Morgan Sheppard), um tio de Elvira que não herdou nada, mas deseja obter de qualquer maneira um "livro de receitas" que também foi herdado por Elvira, que dará a ele imensos poderes para fazer diversos tipos de bruxarias.

08- "A Convenção das Bruxas" (The Witches - 1990) de Nicolas Roeg
Após a morte do pai, Luke (Jasen Fisher), 10 anos, é levado por sua avó (Mai Zetterling) para um hotel na Inglaterra. Lá o garoto descobre que um grupo de bruxas está fazendo uma convenção e que pretendem transformar todas as crianças do mundo em ratos. Descoberto, ele acaba virando um roedor junto com outro garoto, mas não desiste de parar o plano da senhorita Eva Ernst (Anjelica Huston), a líder da convenção das bruxas.

07- "O Serviço de Entregas da Kiki" (Majo no Takkyuubin - 1989) de Hayao Miyazaki
Kiki é uma jovem bruxa que acabou de completar 13 anos. Segundo a tradição, quando atingem essa idade, todas as bruxas devem sair de casa por um ano para aprender a viver por conta própria. Ela se muda para a cidade de Korico, junto com Jiji, seu gato falante. Lá ela aprende a seguir em frente com sua vida, apesar de todas as dificuldades que possam surgir.

06- "Suspiria" (1977) de Dario Argento
Susan (Jessica Harper) é uma jovem americana que viaja para a Europa para estudar numa prestigiada escola de Balé. Desde o primeiro dia, porém, ela começa a se assustar com estranhas situações que ocorrem no local que a fazem crer que há bruxas por todas as partes.

05- "As Bruxas de Zugarramurdi" (Las Brujas de Zugarramurdi - 2013) de Álex de la Iglesia
Baseado num caso real ocorrido em Logronõ em 1610, quando a Inquisição queimou 40 habitantes, acusados de serem bruxas de Zugarramurdi, o filme conta a história de José (Hugo Silva), um pai divorciado, e um jovem desempregado, Antonio (Mario Casas), que assaltam uma ourivesaria em Madrid. Posteriormente eles tentam fugir para França num táxi, contudo esta viagem começa a correr mal quando mergulham nos bosques do País Basco, e acabam nas mãos de uma família de bruxas, com três gerações .

04- "A Bruxa do Meio-Dia" (Polednice - 2016) de Jirií Sadek
Em meio a um verão não usual, Eliška (Anna Geislerová) se muda com a filha Karolínka de volta para o vilarejo de onde o seu marido é nativo. O retorno deles está associado com um mistério que todos parecem estar cientes, menos a menina. O calor torna-se cada vez mais insuportável e as tensões aumentam. Karolínka começa a perceber as coisas, pois sua mãe está cada vez mais evasiva e preocupada. O medo permeia tudo e os fantasmas passam a se movimentar, sejam eles reais ou não.

03- "The Love Witch" (2016) de Anna Biller
Elaine (Samantha Robinson) é uma jovem bruxa que está determinada a encontrar o homem de sua vida. Ela leva homens para sua casa e faz magias e poções a fim de seduzi-los. Tudo funciona bem, mas ela acaba com uma série de vítimas infelizes. Quando ela finalmente encontra o homem de seus sonhos, seu desespero para ser amada a torna insana. É delicioso, nostálgico, lindo esteticamente, crítico e carrega um humor satírico. O interessante é a mescla de fragilidade e força que a personagem carrega, o que nos faz refletir e muito sobre feminilidade, gênero e etc. Saiba+

02- "A Bruxa" (The Witch - 2015) de Robert Eggers
Nova Inglaterra, ano de 1630. William e Katherine levam uma vida cristã com suas cinco crianças, morando à beira de um deserto intransitável. Quando o filho recém-nascido deles desaparece e a colheita falha, a família se transforma em outra. Por trás de seus piores medos, um mal sobrenatural se esconde no bosque ao lado.

01- "Haxan - A Feitiçaria Através dos Tempos" (Häxan - 1922) de Benjamin Christensen 
Häxan documenta as perseguições movidas contra as feiticeiras numa Europa atravessada pela intolerância religiosa. O filme é narrado em primeira pessoa, como se o diretor desejasse demonstrar uma tese, assim enunciada: “A crença nos maus espíritos, feitiçaria e bruxaria é o resultado de ingênuas noções sobre o mistério do universo”. Torturas, possessões e rituais de Sabá são aqui dramatizados numa narrativa de docudrama, ilustrando uma série de analogias entre o mundo moderno e o período da Inquisição. Obra-prima do cinema fantástico, realizado numa época em que não havia censura. São visíveis as influências pictóricas de Hieronymus Bosch e Bruegel. O virtuosismo de Häxan acabou influenciando Carl Dreyer em "A Paixão de Joana D'Arc".

Um comentário:

  1. Jovens Bruxas é basicamente um terror adolescente.

    As Bruxas de Salem é um filmaço baseado na peça de Arthur Miller.

    Elvira é um terror trash e até cult dos anos oitenta.

    A Convenção das Bruxas é um filme que fica no meio termo entre terror e conto infantil.

    O recente "A Bruxa" é um filme curioso e até bizarro em alguns momentos.

    Abraço

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.