terça-feira, 7 de março de 2017

Micróbio & Gasolina (Microbe et Gasoil)

"Micróbio e Gasolina" (2015) dirigido por Michel Gondry (A Espuma dos Dias - 2013) é um filme simples e bonito que retrata a amizade entre dois garotos que não se encaixam nos padrões adolescentes, Daniel (Ange Dargent) por conta de seu tamanho recebeu o apelido de Micróbio, já Théo (Théophile Baquet) é chamado de Gasolina devido a sua paixão por tudo que é mecânico. Jovens e desajustados, os dois logo ficam amigos. A fim de fugir de seus problemas em casa, eles decidem construir um lar sobre rodas e seguir juntos para um acampamento onde Gasolina esteve quando era criança e que desde então tem papel fundamental em sua memória afetiva. No meio do caminho, a dupla também fará uma breve visita ao grande amor de Micróbio.
Os meninos criam um grande vínculo e compartilham os problemas familiares, os gostos em comum, as descobertas e colocam em prática as suas ideias, com a criatividade de Micróbio e os conhecimentos mecânicos de Gasolina constroem uma espécie de carro/casa e entram em ação com o plano de cruzar a França. Essa viagem proporcionará uma série de aventuras que fará com que os meninos criem responsabilidades e amadureçam.
É um longa imensamente agradável, pois traz a ingenuidade de personagens deslocados de maneira sutil e engraçada, em meio a problemas familiares e escolares eles se unem e atravessam essa fase da pré-adolescência com muita imaginação e ousadia. O grande destaque são os diálogos e a naturalidade dos personagens, Gasolina mesmo não sendo muito mais velho que Micróbio ocasionalmente é como se fosse um irmão mais velho lhe ensinando algumas artimanhas em relação à vida, talvez por ter uma família mais pobre e disfuncional tenha mais marcas do que Micróbio que sofre com uma mãe pegajosa e depressiva. Gasolina é o típico personagem que não deixa transparecer sua tristeza, ele está sempre com um sorriso no rosto, incentivando e ajudando na transformação do outro.
Há um quê de saudosismo na história e na maneira como se comportam não dando atenção para as tecnologias, na sede por aventuras, de colocar a mão na massa, no laço de amizade que querendo ou não acrescenta aprendizados importantes e que certamente ajuda a suportar fardos e complexos. O filme demonstra com muito amor que as amizades feitas nesta época são as mais verdadeiras.

"Micróbio e Gasolina" é despretensioso e com bom humor une o lúdico com a realidade, é singelo ao exibir esta bela fase repleta de dúvidas, medos e descobertas, uma etapa da vida de extrema importância para criar experiências, especialmente quando  compartilhada com um amigo especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.