quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Werewolf (Wilkolak)

"Werewolf" (2018) dirigido por Adrian Panek (Daas - 2011) é um filme chocante que possui inúmeros elementos ameaçadores, a ambientação e sua atmosfera cruel só ressalta o real terror, aliás, um gênero muito subjetivo e amplo, aqui o horror é terrivelmente pesado misturando inocência, traumas, miséria e incertezas. A história gira em torno da tristeza e dor de oito crianças de diferentes idades presas num campo de concentração no final da Segunda Guerra Mundial, sozinhas e ameaçadas o tempo todo a tensão predomina e sempre se espera por algo violento. 
Oito adolescentes mantidos em campos de concentração nazistas são libertados por russos. Eles são entregues aos cuidados de Jadwiga num local abandonado na floresta polonesa e, além de carregarem diversos traumas, terão que enfrentar fome, sede e um grupo de violentos lobos.
Esse grupo de crianças acaba sendo libertado pelas tropas russas e se instalam num casarão em meio a floresta, lá ficam à mercê dos precários cuidados de uma mulher, os alimentos são escassos e nada aparenta esperança apesar da tal libertação, ao contrário, esse local termina por ser uma outra espécie de prisão. Lidando como podem com a fome e a sede o grupo também tem seus conflitos, dentre eles um excluído que praticava perante aos soldados um ritual de se deitar e levantar os fazendo gargalhar e que acabou os salvando da execução, solitário vai nutrindo ódio e vingança, além de ter a seu favor os cães vorazes que os espreitam. O único a tentar domar essas feras é esse menino, pois quando estava no campo observou a maneira dos soldados com os cães, estes que serviam para destroçá-los. Cada criança visualiza a situação de um jeito e observamos como a subjugação os afetou delineando traços de suas personalidades, afinal eles só conheciam esse modo de vida e para a sobrevivência é preciso às vezes tomar decisões um tanto extremas, desse cenário em que a sobrevivência impera e a necessidade de alguém se declarar líder, há algo de "O Senhor das Moscas", de William Golding.

Sombrio e estranho, uma história com uma abordagem interessante sobre o holocausto, acompanhar as crianças tentando sobreviver neste ambiente selvagem, largados em meio a floresta sujos e famintos com os pijamas listrados perturba e as questões surgem, por exemplo, será que o mal penetrou nelas estando em contato com tanta violência? O menino de rosto duro chamado Wladek nos deixa atordoados com as suas atitudes, mas mesmo assim não podemos julgá-lo e tão pouco não se compadecer, afinal o que ele deseja é ser aceito e ser libertado de vez.

Há cenas impressionantes, como quando lambem gotas de chuva escorrendo pela parede, ou quando Wladek come óleo de motor pensando ser comida, ele fica nervoso por ter se enganado enquanto os outros lhe atacam, as atuações das crianças impressionam pela força e credibilidade dada a cada personalidade, todas têm diferentes visões sobre os acontecimentos e a partir do momento que descobrem o meio pelo qual Wladek conseguiu amansar os cães elaboram juntos uma fuga. 
"Werewolf" é um filme intenso, não há grandes reviravoltas, mas delineia o amadurecimento num cenário hostil e exibe com potência o terror vivido por eles. 

Um comentário:

  1. Que postagem maravilhosa! Já vi alguns, talvez uns 5 ou 6, e é incrível como dá vontade de assistí-los somente pelo título. Você teve uma excelente ideia ao compilar e publicar. Um abraço. Jakson

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.