terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Uma Nova Amiga (Une Nouvelle Amie)

"Uma Nova Amiga" (2014) baseado em um conto de Ruth Rendel e dirigido por François Ozon (Jovem e Bela - 2013), é um drama psicológico que traz um tema tabu e nos faz confrontar valores morais.
Claire (Anaïs Demoustier) e Laura (Isild Le Besco) são melhores amigas, desde que se encontraram no colégio nunca mais se separaram, passaram por todas as fases e descobertas juntas, até que Laura morre após dar à luz. Claire devastada promete cuidar de sua filha e do marido David (Romain Duris). Um dia, Claire vai até a casa do viúvo e o que vê a choca; David está vestido de mulher segurando a bebê no colo. Ele muito calmo pede que ela o escute, prontamente se troca e começa a contar seu segredo. A verdade é que David sempre gostou de se vestir de mulher, e segundo ele a esposa sabia disso, mas o casamento e a sociedade acabou aprisionando esse seu lado, depois da morte de Laura a necessidade surgiu novamente ajudando-o a superar o luto e a cuidar de sua filha. Claire no começo acha estranho e até o chama de pervertido, mas com a convivência seus sentimentos vão mudando, o que de início supria a carência da amiga termina por se transformar em paixão. 
O longa de Ozon surpreende por sua capacidade de nos tirar da zona de conforto e pensar na situação de David, por muitas vezes ele é questionado se é gay, travesti, doido ou doente, a mania de querer respostas para tudo e encaixar as pessoas num padrão é bem explicitada. Ele é o personagem mais terno e real, todos os outros, assim como Claire se escondem, são retraídos. Quando David decide de fato assumir sua identidade feminina é como se um respiro de alívio acontecesse, as cenas são delicadas e recheadas de um humor sutil, mas sem nunca perder a dramaticidade.
As atuações são excepcionais, Anaïs Demoustier é sóbria e se desperta para a vida com a ajuda de Virginia, que aliás Romain Duris faz perfeitamente, uma interpretação coroada de expressividade. Claire, que sempre sentiu-se em segundo plano agora compartilha do segredo de David e experimenta a vida.
"Uma Nova Amiga" passeia por vários gêneros, mas pontua bem o drama do personagem que se descobre aos poucos, e o seu medo de lidar com desejos que fogem das convenções sociais. Dessa forma o filme desconcerta e abre horizontes, mas decididamente é lindo ao mostrar a autodescoberta e todas as emoções e incertezas que a acompanham.

Vale ressaltar o início do filme com o belo ritual de vestir Laura para o enterro, há poesia nas cenas, e quando David se veste de mulher, se maquia e reclama do quão difícil é ficar bonita também é marcante. O filme todo propõe ao espectador fazer reavaliações, pois somos condicionados a julgar o que nos é estranho, nos pegamos várias vezes abismados, mas ao mesmo tempo reflexivos com as situações. 
Claire tem em Virginia inicialmente uma nova amiga, a ausência de Laura de certa forma é preenchida, mas no decorrer a confusão de sentimentos a toma, a feminilidade de David a encanta, então começa a ter desejos, a imaginar. Neste contexto todo percebemos a complexidade da natureza humana.

"Uma Nova Amiga" é um longa elegante, possui closes lindíssimos, roteiro ousado e interessante, e os elementos utilizados nos leva a reflexão ao retratar desejos contraditórios, hipocrisias sociais, sexualidade e, sobretudo, a autodescoberta.

Um comentário:

  1. Curioso, muito curioso! Interessante sua ponderação a respeito de encaixar as pessoas num padrão, infelizmente somos jogados em um mundo preconceituoso que menospreza o que é diferente, sendo que cada ser é diferente entre si, o que nos dá uma imensidão de possibilidades das pessoas serem do jeito que bem entenderem. Sabem-se lá quantos séculos ainda virão para que seja exterminada essa ignorância em não aceitar a minoria que externa seus desejos enquanto existe uma maioria que esconde talvez os mesmos desejos que não respeitam.

    Winston

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.