segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Azul é a Cor Mais Quente (La Vie d'Adèle)

Inspirado na história em quadrinhos "Le bleu est une couleur chaude", o longa dirigido pelo franco-tunisiano Abdellatif Kechiche retrata as descobertas do primeiro amor com muita intensidade. Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente. Adèle é uma garota inteligente que adora ler, enfrenta o período das descobertas sexuais, e incentivada pelas amigas acaba saindo com um garoto de sua sala, entre conversas percebe não estar na mesma sintonia, mas mesmo assim se permite ficar com ele. Um dia, indo ao encontro deste rapaz, Adèle passa por uma garota de cabelos azuis e instantaneamente se apaixona. Adèle tem um misto de sensualidade e doçura que cativa imediatamente.
O filme com quase 3h de duração em nenhum momento perde sua força, a história prima em contar os detalhes, o início e a evolução dos sentimentos de Adèle. É interessante notar a relação que mantém com o garoto, ela transa não porque sente paixão ou desejo, mas por pura pressão das colegas, não há sentimentos, apenas seu corpo está presente. Quando por acaso encontra Emma, e esta se aproxima, é nítido o desejo que passa de uma para a outra. A garota de cabelos azuis provoca em Adèle uma descoberta jamais imaginada, depois de alguns encontros as duas se rendem ao beijo, e por conseguinte, ao sexo. As cenas que se sucedem a partir daí são intensas e verdadeiras. Todo o conteúdo erótico faz parte do contexto. É a primeira vez de Adèle por alguém que realmente está apaixonada. Cada toque é explicitado com total despudor, a estética e o modo de filmagem retrata sem medo o corpo, desmistifica o sexo.

Como nem tudo é simples e precisa ser rotulado, Adèle se esconde, decide viver o amor com Emma, mas sem mostrá-lo. Emma é mais velha e já enfrentou todos os dilemas e opiniões alheias, é segura de si. Com Emma há intimidade, liberdade, desejo, é aquela fase da paixão mais carnal. São cenas envolventes e explícitas. O tempo passa e o amadurecimento chega para Adèle, que deseja ser professora, Emma não concorda, pois acredita que ela tem potencial com a escrita. Emma é uma artista e persegue o sonho de ter seus quadros expostos. As coisas vão mudando, inclusive o cabelo azul. O relacionamento vai esfriando e Adèle por se sentir só e excluída do mundo intelectual de Emma acaba saindo com um colega de trabalho. Então, a partir daí, não demora para que essa paixão vire apenas saudade.
"Azul é a Cor Mais Quente" disserta sobre a descoberta da paixão, daquela que nos tira o fôlego e nos transporta para o mundo do outro. É o momento mais mágico e intenso da vida. Também fala do amor sem rótulos, daquele que simplesmente nasce sem obedecer padrões ou regras.
Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux se entregaram pra valer, o que tornou o filme extremamente próximo da realidade. É um romance sem clichês que retrata desde o início, quando surge a paixão, até o apagar da chama que se dá por inúmeras razões, como o ato impulsivo de Adèle, e o distanciamento de Emma.

É um filme sobre o amor, mas não é por isso que terminará com um final feliz. Por vezes continuamos a amar alguém que nos foi imensamente importante, mas que no atual contexto de vida já não cabe mais.
Temos um vazio dentro de nós que julgamos preencher apenas quando encontramos alguém por quem nos apaixonamos. Mas qual seria o real motivo para desencadear este sentimento? Seria a ilusão de nos ver nesta pessoa?
"Azul é a Cor Mais Quente" nos dá a oportunidade de pensar o quanto nos descobrimos no outro. O existencialismo de Sartre permeia todo o longa, inclusive ele é citado em um diálogo entre Emma e Adèle. É o argumento de que a existência precede a essência. "Que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que só depois se define". O filme passeia por essa vertente filosófica, mas se concentra mais no lado poético do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.