quinta-feira, 5 de março de 2020

A Despedida (The Farewell)

"A Despedida" (2019) dirigido por Lulu Wang (Póstumo - 2014) é um filme sensível e interessante sobre as diferenças culturais entre oriente e ocidente principalmente em relação a morte e o luto, mas também retrata a contemporaneidade do país em seus belíssimos planos abertos, a diretora se inspirou na própria avó para compor a história que em nenhum momento soa pesada ou triste, mas sim exibe um olhar afetuoso e leve mesmo com toda a confusão e conflitos internos, a decisão tomada não é algo particular e individual, abarca uma série de outros pensamentos que ultrapassam qualquer tabu.
Quando a família de uma doce senhora descobre que ela possui apenas mais algumas semanas de vida, eles decidem não informá-la a respeito do diagnóstico. Em vez disso, seus filhos e netos tentam arranjar um casamento de última hora para que todos os parentes mais distantes possam vê-la por uma última vez sem que ninguém saiba o que está acontecendo de verdade.
O desenvolvimento é bastante agradável e gera sensações de acolhimento, além de refletirmos melhor sobre encarar a morte sem ser de forma fúnebre, claro que todos da família sentem, mas o cuidado em deixar a avó continuar vivendo feliz com suas coisinhas abre um horizonte belo e zeloso. 
Billi (Awkwafina) vive em Nova Iorque, mas volta à China para reunir-se com a família que descobriu que Nai Nai (Zhao Shuzhen), sua avó, está num estágio avançado de câncer, o médico não conta a verdade a pedido da família e ela continua vivendo feliz e sem maiores complicações, para ela não estranhar a reunião familiar inventam um casamento de última hora e aproveitam o tempo junto dela. As situações variam entre tensões para aceitar a decisão de não contar a verdade, pois a maioria se mudou do país e não estão tão próximos das tradições, as visões de cada um são diferentes, mas terminam entrando num consenso, para alguns é mais dificultoso não demonstrar tristeza, o peso de carregar uma notícia dessa, mas não querem que ela sofra, sua figura acolhedora e amável jamais poderia ser apagada com algo tão devastador. 

Uma das coisas mais bonitas é a forma como a morte é encarada, claro que com tristeza, mas nunca com desespero e ressentimento, na realidade celebram a vida e a alegria de a terem compartilhado com a pessoa que amam, algo que encanta aos nossos olhos também é a honestidade da história, sem afetação e estereótipos culturais, o longa mesmo sendo americano é praticamente falado todo em mandarim e é estrelado por atores chineses, portanto há muita sensibilidade e verdade no que está sendo retratado. 

"A Despedida" é um filme que mesmo retratando algo doloroso, pois saber que vai perder alguém certamente é angustiante, carrega simplicidade e muito acolhimento, há momentos espirituosos, a alegria se mistura com a tristeza e como não contam a verdade precisam se concentrar em não demonstrar, por isso as interpretações são contidas. É um filme curioso e intimista que capta nuances interessantes de como encarar a morte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.