quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Quem Com Ferro Fere (Quien a Hierro Mata)

"Quem Com Ferro Fere" (2019) dirigido por Paco Plaza (Verónica - 2017) é um filme surpreendente que parte de um drama moral para um thriller angustiante com reviravoltas desconfortáveis. Desenvolve-se numa espiral de escolhas e consequências pesadas e brutais. Ótimo exemplar espanhol disponível no catálogo da Netflix.
Após a morte de seu irmão Sergio, o enfermeiro de asilo Mario (Luis Tosar) se prepara para um novo capítulo da sua vida com a chegada de seu primeiro filho. Mas, quando um chefe de cartel é enviado ao asilo para os cuidados de Mario, ele começa a questionar se seu dever é mais importante que as vidas que este homem destruiu.
Conhecemos Mario, enfermeiro de uma casa de repouso que está prestes a ser pai, ele se encontra num dilema quando é designado para cuidar de Antonio Padin (Xan Cejudo), o patriarca de um cartel de tráfico de drogas que decide se internar ao invés de voltar para casa, Mario então começa a se questionar e por conta disso ele se vê diante novamente de seu turvo passado. Do outro lado acompanhamos Toño (Ismael Martínez) e Kike (Enric Auquer) que decidem dar uma guinada na empresa comprando drogas de colombianos e revendendo para chineses, uma situação que o pai deles não quer saber e se envolver, os dois ficam por conta e terminam se endividando e Kike vai preso, a saga por dinheiro para não serem mortos se inicia e Toño vendo a proximidade de Mario com o seu pai o chantageia para que ele o ajude a fazê-lo voltar para casa, mesmo num estado terminal o pai ainda tem forças para recusar e continua sendo mal com quem quer que seja. Mario segue os dias aparentando doçura e mostrando dedicação aos cuidados desse homem, mas por dentro cultiva desejos de vingança e dá seguimento a seu plano, todos os dias injeta uma quantidade de droga fazendo com que o velho sinta aos poucos a dor e a danificação em seu corpo.
O passado de Mario com as drogas é revelado lentamente e as lembranças envolvendo seu irmão vêm à tona, o roteiro segue numa crescente sem pressa e totalmente angustiante. O desejo de vingança se intensifica e apesar de seu jeito frio é dominado por seus sentimentos e fica praticamente cego a qualquer outra coisa, está decidido a terminar com todos eles, mas a vingança não é simples e chega um ponto que não se sabe quem de fato se vingou de quem, e daí o título que se refere ao ditado: "Quem com ferro fere, com ferro será ferido".

Intenso e repleto de instantes brutais, a história tem um desenvolvimento lento maravilhoso que segura a tensão e surpreende por suas ótimas reviravoltas, além das interpretações potentes de Enric Auquer e Ismael Martínez que promovem momentos de sangue nos olhos revelando a psicopatia desenfreada, e obviamente Luis Tosar que mesmo contido consegue passar o que sente. 

"Quem Com Ferro Fere" é um thriller marcante que possui cenas violentas memoráveis, a vingança não segue pelos moldes comuns e repletos de clichês, e realmente fica aquele sentimento amargo, chega a lembrar os longas sul-coreanos que ficaram aclamados pelo "gênero" vingança, onde a caça e o caçador se misturam e se embolam num amontoado de consequências trágicas. Filmaço!

2 comentários:

  1. Filme muito bom mesmo.E com aquele final que os filmes de Hollywood não tem coragem de fazer!Achei os personagens Tõno e Mike com uma interpretação meio canastrona, mas faz parte do contexto do filme.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia e já anotei.

    Sou fã dos dramas, policiais e suspenses do cinema espanhol, assim como do sul-coreano e do argentino.

    Abraço

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.