quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Houdini

"Houdini" minissérie do canal History estrelada pelo incrível Adrien Brody é um ótimo entretenimento. Produzida por Gerald W. Abrams (pai de J.J. Abrams), roteirizada por Nicholas Meyer e dirigida por Uli Edel (O Grupo Baader Meinhof - 2008).
Com dois episódios a história apresenta a vida do mágico Harry Houdini (Adrien Brody). Vindo de uma infância pobre ele conhece o sucesso quando se torna um grande ilusionista. Ao longo de sua carreira, ele luta para desmascarar falsos médiuns e paranormais. Suas habilidades também o levam a atuar como espião. Harry Houdini (1874 - 1926) foi o maior ilusionista que o mundo conheceu, seus truques consistiam em desafiar a morte, algemas e correntes eram constantes em seus espetáculos, que com o tempo foram ficando cada vez mais sofisticados e perigosos. A minissérie explica de maneira didática a história deste que foi uma celebridade no século XIX, a sua obsessão por si mesmo e em desafiar a morte. O clima é de tensão e a trilha sonora moderna contrasta de maneira genial. Esse é um toque especial da minissérie que surpreende.
Houdini dizia ter nascido no estado de Wisconsin, mas a verdade era que ele tinha nascido na Hungria. Seu pai era um rabino e sua família pobre, portanto ele e seus irmãos começaram a trabalhar cedo. Já adolescente ao visualizar truques de mágica se encantou e ingressou nesta arte, dois livros foram imprescindíveis, "Revelações de um Médium Espírita", e "As Memórias de Robert-Houdin", a autobiografia de um dos mais conhecidos ilusionistas da época. Influenciado por esta leitura Harry adiciona o Houdini como uma homenagem ao seu mentor. Inicialmente fazia truques simples com cartas e moedas, mais adiante se juntou ao seu irmão, onde fazia apresentações em parques e feiras. E foi numa dessas apresentações que ele conheceu uma dançarina que viria a se tornar sua esposa e assistente. Kristen Connoly é Bess, uma personagem realmente encantadora, ela dava apoio a todas as ideias malucas de seu marido, mas com o passar dos anos devido a obsessão dele mergulha nas bebidas e acredita que Harry não a ama.
Jim (Evan Jones) também é um personagem de extrema importância, já que era ele que inventava as geringonças que serviam para os espetáculos. Jim fazia qualquer coisa para o seu mestre. O roteiro revela os segredos, não há mistérios, os truques nos são expostos desde a ideia, desenvolvimento, até o show, as pessoas se extasiavam e não acreditavam no que seus olhos viam, por muitas vezes Houdini foi visto como um alguém com poderes mágicos realmente, um exemplo de quem acreditava nessa teoria era o escritor Conan Doyle (criador do célebre Sherlock Holmes).

Boa parte do tempo Houdini desejava inventar para que saciasse a imprensa e seu ego, algemas e correntes já tinham enjoado o público, outra de suas grandes façanhas consistia em adentrar num grande recipiente cheio de água, e de cabeça para baixo com seus pés pendurados na tampa, o que os espectadores viam por último era a cara de medo e os golpes que Houdini dava contra o vidro, que, então, era coberto por um pano. Dois de seus colaboradores seguravam um machado, por via das dúvidas. Em outro de seus mais famosos escapes, Houdini era pendurado de cabeça para baixo em um guindaste a muitos metros do chão e conseguia escapar de uma camisa de força, aos olhos de milhares de pessoas. Ele realizou esse truque em muitas cidades do mundo. Seus escapes de águas geladas também ficaram extremamente famosos, nos quais Houdini era pendurado em um guindaste ou uma ponte, previamente imobilizado por correntes e cadeados. Em uma de suas apresentações embaixo de águas geladas, a corrente impediu que o mágico saísse pelo espaço que havia previsto. É com essa cena que se inicia a minissérie coroada por interpretações sensacionais, além de uma fotografia de encher os olhos e, claro, a trilha sonora que puxa para o lado da ação.
"Houdini" é um entretenimento de primeira, caprichada ao mostrar o ilusionista mais famoso do mundo, sua obsessão em desafiar a morte, o amor pela mãe e o grande domínio que tinha de seu corpo, que suportava várias pancadas e socos no estômago, e como isso era frequente mais à frente acabou gerando sua derrocada.

Há o período em que Houdini foi recrutado pela CIA e tornou-se espião na Europa antes da Primeira Guerra Mundial, e também quando decidiu desmascarar charlatões no meio espírita.
É uma minissérie que retrata uma figura peculiar e enigmática com um roteiro completo. Vale assistir para ter uma ideia de que pessoas como Houdini são únicas, e que portanto a história precisa ser compartilhada!

O verdadeiro Houdini

"De um modo ou outro, todos queremos escapar. Mas ninguém conseguiu. Ninguém, na verdade, escapou. Não até agora. Porque, no fim, não há escapatória."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.