segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sete Vidas (Curta-Metragem)

"Bom, vamos explicar a coisa assim: Eu morri. E morri convicto de que esse negócio de reencarnação era uma grande bobagem. Hoje, devo ceder aos fatos. Aqui estou. De novo. Agora assim: todo peludo, e articulando as variantes possíveis da palavra...miau. Pois é, aprendam mais esta: escritores reencarnam como gatos."

"Sete Vidas" (2007), curta-metragem brasileiro de 19 minutos gira em torno de sete personagens que acreditam ser donas de um gato, um mesmo gato. São sete solitários, e certamente por seu isolamento social, cada um deles impõe ao felino suas frustrações, expectativas e manias. Por conta disso, dão-lhe nomes e tratamentos diversos. O gato é, na verdade, um escritor reencarnado, que narra, ele mesmo, sua nova condição. E, ao falar das vantagens de variar de dono, acaba por contar também um pouco do cotidiano de cada um deles: as verdadeiras "sete vidas" do título. Sua narrativa obriga também o bichano a tomar uma importante e difícil decisão: escolher a quem ele pertence afinal.
O morto não é um ser humano, mas um gato, a reencarnação de um escritor. A história que vemos é o cotidiano do gato e as sete pessoas que ele adicionou à sua agenda diária para poder relacionar-se. A narração de Selton Mello esbanja criatividade e ironia, o roteiro é espetacular, o gato se torna um personagem sedutor em comparação aos seres humanos que o rodeiam, que são mais estranhos do que o próprio gato. Há no curta participações de Marcelo Mansfield, interpretando um padre que o gato visita só para poder ouvir música, Etty Fraser no papel de uma velha que acha que o gato é fêmea e o chama de Úrsula, inclusive arranja um outro gato para que ele possa acasalar.
A vida de escritor/gato pode ser mais aventureira do que parece. Aliás, com sete vidas, certamente a vida passa mais rápido do que com uma só. 
Com uma maravilhosa narração e um roteiro sensacional, agrada especialmente a todos que amam gatos!

O curta pode ser conferido aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.