sexta-feira, 4 de maio de 2012

Intocáveis (Intouchables)

Baseado em fatos reais, "Intocáveis" (2011) é um filme encantador que retrata a deficiência física com muita comédia e um espírito de amizade incomparável.
Dos diretores Eric Toledano e Olivier Nakache, François Cluzet, faz o refinado cadeirante Philippe, um milionário que era um dos chefes da Pommery, fabricante de champanhe. Após um acidente de parapente fica tetraplégico e agora vive rodeado de empregados, necessitando de um auxiliar de enfermagem para atividades rotineiras, contrata Driss (Omar Sy), um ex-presidiário senegalês, que vem da periferia de Paris, e sem qualquer especialização para o cargo.
Os personagens distintos entre si penetram um na vida do outro de maneira muito natural, Driss trata Philippe como uma pessoa normal e não como um inválido, e isso vai cativando o milionário que cansou de ser tratado como se fosse quebrar a qualquer momento. Aos poucos Driss vai inserindo uma imensa alegria na vida de Philippe, uma vontade de viver, de sorrir e de respirar invade a alma daquele ser humano. Driss é um homem que tem cicatrizes pelos anos vividos, é simples e não há meios termos com ele, mas tem bom caráter e o convívio com Phillipe o faz pender ainda mais para o lado do bem.
A atuação de Omar Sy é o que faz o filme ser maravilhoso, seu jeito, todo o bom humor diante a uma questão tratada com tantos tabus, sua maneira sutil e os diálogos surpreendentes nos mostra que a deficiência não impede a pessoa de sentir e viver, ao contrário, a felicidade sentida é mais intensa.
François Cluzet com seu sorriso tímido é um granfino muito gente boa, ele aposta tudo em uma pessoa que não teria chance, de alguma maneira ele também deu vida a Driss, que estava acomodado e insatisfeito com a vida.
É bonito ver uma amizade dessa forma, sem rótulos, sem preconceitos, amar pelo que a pessoa é em sua essência, ajudar não por obrigação ou piedade, e é isso que Philippe encontrou em Driss, uma rara amizade.

Não é um filme apelativo, as cenas são deliciosas e sempre trazem uma surpresa engraçada. Emociona sem precisar tirar lágrimas de quem o assiste. Um grande exemplar recente do cinema francês. O segredo do sucesso? A delicadeza, o amor não convencional, quebras de tabus, a amizade em seu estado mais puro e verdadeiro, o querer fazer o outro feliz, enfim, uma homenagem à vida.
Essa dramédia tem o poder de nos fazer sorrir diante os nossos problemas, e principalmente, nos revela o quanto somos frágeis em relação a tudo que nos cerca. "Intocáveis" celebra a amizade, e por isso merece ser apreciado, assim como a nossa vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.