sexta-feira, 20 de setembro de 2019

23 Filmes de Júri/Tribunal (23 Jury/Court Movies)

Segue uma lista de filmes que se passam em tribunal de júri ou que em determinado momento pendem para esse tema, são histórias interessantes e que agregam bastante para quem curte o gênero. Confira:

"A Condenação" (Conviction - 2010) EUA
Betty Anne (Hilary Swank) e Kenny (Sam Rockwell) são irmãos muito unidos desde a infância. Já adultos, Kenny passa a ser perseguido pela polícia local por já ter ficha suja. Desta forma sempre que há algum crime acontecendo na cidade ele é detido para averiguações, mesmo que não haja o menor indício de sua participação. A situação se complica quando ele é preso ao ser acusado de ter cometido o assassinato de uma jovem. O caso vai a tribunal e, com vários depoimentos contra si, Kenny é condenado à prisão perpétua. Betty Anne sempre acreditou em sua inocência e jamais se conformou com a sentença, buscando meios de recorrer. Sem dinheiro para pagar um advogado de renome, ela decide voltar a estudar para se formar em Direito. O projeto leva anos até ser concluído, de forma que possa assumir ela mesma a defesa do irmão em uma tentativa de recorrer da pena.

 "A Qualquer Preço" (A Civil Action - 1998) EUA
Jan Schlittman (John Travolta) é um advogado que, junto com seus sócios, não procura vencer causas mas sim entrar em lucrativos acordos financeiros. Mas tudo muda quando ele concorda em representar oito famílias cujas crianças morreram em virtude de duas empresas terem despejado produtos tóxicos na água que abastece Woburn, Massachusetts. O caso se prolonga, fazendo a firma ficar em sérias dificuldades financeiras, tanto que os sócios de Schlittman o abandonam enquanto ele marcha para o suicídio financeiro e profissional.

 "A Firma" (The Firm - 1993) EUA
Mitch McDeere (Tom Cruise) é um jovem advogado que vai trabalhar com um alto salário e diversas vantagens em uma firma em Memphis. Porém, logo descobre que a empresa onde trabalha está envolvida com lavagem de dinheiro da Máfia e que todos os advogados que saíram ou tentaram sair da firma morreram precocemente, de forma misteriosa. O filme questiona o código de ética, que mantêm em sigilo da relação do advogado com o cliente, que proíbe por toda a vida que um crime cometido por um cliente seja revelado por seu advogado.

 "Em Nome do Pai" (In The Name Of The Father - 1993) Irlanda
Na década de 70, um atentado do IRA mata cinco pessoas num pub de Guildford, cidade próxima à Londres. Gerry Conlon (Daniel Day-Lewis) é um jovem rebelde irlandês que acaba sendo injustamente acusado pelo crime, e pega prisão perpétua junto com outros três amigos. Giuseppe Conlon (Pete Postlethwaite), seu pai, tenta ajudá-lo, mas é condenado também. Enquanto Gerry tem que desenterrar suas forças mais profundas para lidar com a injustiça de estar preso, ele consegue a ajuda da advogada Gareth Peirce (Emma Thompson), que passa a investigar as irregularidades do caso.

 "Advogado do Diabo" (The Devil's Advocate - 1997) EUA
Kevin Lomax (Keanu Reeves) é um homem de sucesso dentro e fora do tribunal. Um jovem advogado de defesa que nunca perdeu uma causa, por pior que seja o crime cometido por seus clientes. John Milton (Al Pacino) é o misterioso e brilhante presidente de uma poderosa firma de advocacia com interesses e clientes no mundo inteiro. O que há de comum entre esses dois homens? Uma tentadora oferta de trabalho, a chance de alcançar o sucesso de uma vez por todas e um segredo que irá transformar a vida de Kevin em uma viagem ao inferno.

 "O Júri" (Runaway Jury - 2003) EUA


Após considerar que uma grande empresa é a culpada pela morte de seu marido, uma viúva decide entrar com um processo na justiça, pedindo uma indenização milionária. Para defendê-la ela contrata o advogado Wendell Fohr (Dustin Hoffman). Porém Fohr precisará enfrentar Rankin Fitch (Gene Hackman), um especialista em selecionar os jurados de forma a garantir de antemão sua vitória no julgamento. Porém o que Fohr e Fitch não contavam é que um dos jurados, Nicholas Easter (John Cusack), tem seus planos para manipular o júri. E, com o apoio de Marlee (Rachel Weisz), passa a chantagear a dupla avisando que o veredicto desejado sairá bastante caro.

 "Sob Custódia" (Custody - 2016) EUA
Uma emblemática juíza do tribunal de família com um casamento atormentado. Uma recém-graduada em direito que resolve trabalhar em um caso de custódia. E uma mãe solteira, no centro da ação, que corre o risco de perder seus dois filhos. As vidas dessas três mulheres são inesperadamente mudadas quando se cruzam na corte da família em Nova York.

 "Um Ato de Esperança" (The Children Act - 2017) EUA
Fiona Maye (Emma Thompson) é uma eminente juíza da Alta Corte, que preside casos eticamente complexos do direito familiar. Com o serviço pesado, sua carga horária acaba exigindo um desgaste pessoal de Fiona. Em meio ao seu precário relacionamento com um professor (Stanley Tucci), ela precisa decidir sobre o caso de Adam (Fionn Whitehead), um garoto brilhante diagnosticado com câncer que se recusa em fazer a transfusão de sangue que salvará sua vida.

"Terra Fria" (North Country - 2005) EUA
Após um casamento fracassado, Josey Aimes (Charlize Theron) retorna à sua cidade natal, no Minnesota, em busca de emprego. Mãe solteira e com dois filhos para sustentar, ela é contratada pela principal fonte de empregos da região: as minas de ferro, que sustentam a cidade há gerações. O trabalho é duro mas o salário é bom, o que compensa o esforço. Aos poucos as amizades conquistadas no trabalho passam a fazer parte do dia-a-dia de Josey, aproximando famílias e vizinhos. Incentivada por Glory (Frances McDormand), uma das poucas mulheres da cidade que trabalha nas minas, Josey passa a trabalhar no grupo daqueles que penam para arrancar o minério das pedreiras. Ela está preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, mas o que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho. Como ao reclamar do tratamento recebido é ignorada, ela decide levar à justiça o caso.

"Suprema" (On The Basis Of Sex - 2018) EUA
Ruth Bader Ginsburg (Felicity Jones) se formou em direito nas instituições mais prestigiosas do país: Harvard e Columbia, sempre como primeira aluna de sua turma. Mesmo assim, ela enfrentou o machismo dos anos 1950 e 1960 quando tentou encontrar emprego, sendo recusada pelos principais escritórios de advocacia. Na função de professora, ela se especializou em direito relacionado ao gênero, decidindo atacar o Estado norte-americano para derrubar centenas de leis que permitem a discriminação às mulheres.

"O Terceiro Assassinato" (Sandome no Satsujin - 2017) Japão
O advogado Shigemori (Masaharu Fukuyama) é obrigado a pegar um caso de assassinato na defesa de Misumi (Koji Yakusho), que tem um registro criminal que aconteceu há 30 anos. Mesmo Misumi confessando a autoria do homicídio, enfrentando a sentença de morte, Shigemori tem dúvidas sobre a culpa dele no caso.

"Lemon Tree" (Etz Limon - 2008) Israel
Salma (Hiam Abbass), uma viúva Palestina, vê sua plantação ser ameaçada quando seu novo vizinho, o Ministro de Defesa de Israel (Doron Tavory), se muda para a casa ao lado. A Força de Segurança Israelense logo declara que os limoeiros de Salma colocam em risco a segurança do ministro e por isso precisam ser derrubados. Salma leva o caso à Suprema Corte de Israel para tentar salvar a plantação. Saiba+

"Você Desapareceu" (Du Forsvinder - 2017) Dinamarca
Professora, Mia (Trine Dyrholm) é casada com Frederik (Nikolaj Lie Kaas), um diretor bem-sucedido que é pego roubando da sua própria escola. Na dúvida se o marido fez isso por vontade própria ou devido ao tumor que cresce no cérebro dele, ela está desesperada para solucionar o caso e descobrir com que tipo de homem está casada. Enquanto pagava um advogado para defendê-lo, ela é forçada a se deparar com estudos de neurociência para repensar quem é Frederik. Saiba+

"O Julgamento de Viviane Amsalem" (Gett - 2014) Alemanha/França/Israel
Em Israel, somente os rabinos tem o poder de firmar ou dissolver um casamento. Mas esta última opção só se concretizará se houver total consentimento do marido. Viviane Amsalem (Ronit Elkabetz) está pedindo um divórcio há três anos, mas seu marido, Elisha (Simon Abkarian), nega. A intransigência do marido e a determinação de Viviane em lutar por sua liberdade dão o contorno deste processo.

"Em Pedaços" (Aus Dem Nichts - 2017) Alemanha
Após cumprir pena por tráfico de drogas, o turco Nuri Sekerci (Numan Acar) leva uma vida amorosa e tranquila com a esposa Katja Sekerci (Diane Kruger) e o filho Rocco na Alemanha. Certo dia ele e o menino estão no escritório e morrem vítimas de uma explosão criminosa, tragédia que deixa Katja sem chão. Ela batalha na justiça pela punição dos culpados, um casal neonazista, e, insatisfeita com o desenrolar do caso, decide pela vingança com as próprias mãos. Saiba+

"Novo Julgamento" (Jaesim  - 2017) Coreia do Sul
Hyun-Woo é a unica testemunha no caso do assassinato do motorista de táxi, depois de ser falsamente acusado de assassinar o motorista por uma investigação criminal opressiva, ele passou 10 anos na cadeia. Joon-Young é um advogado que está ciente do caso de Hyun-Woo. Sua intuição diz que esse caso seria uma ótima oportunidade de avançar em sua carreira. Depois que Joon-Young conhece Hyun-Woo, ele torna-se impulsionado por um sentimento de justiça e Hyun-Woo ganha esperanças.

"Tribunal" (Court - 2014) Índia
O filme investiga o mundo da magistratura indiana. O cadáver de um homem que trabalha nos esgotos é encontrado em um bueiro de Mumbai. Um cantor folk é chamado para depor no tribunal por favorecimento ao suicídio. Ele é acusado de tocar uma música que levou o trabalhador a cometer o gesto de loucura. Como se desenvolve o processo e a vida pessoal dos advogados e do juiz envolvido é o que interessa ao olhar deste jovem diretor indiano. 

"O Advogado" (Byeon-ho-in - 2013) Coreia do Sul
Apenas com um diploma de ensino médio, o advogado Song Woo-suk ( Song Kang-ho) é uma espécie de peixe fora d’água na sociedade de Busan. Determinado em crescer economicamente de qualquer forma, ele aceita casos que os seus colegas rejeitam, e com sua perspicácia para os negócios e sede por dinheiro, constrói uma bem-sucedida carreira profissional ao se especializar na área de registro de imóveis e de tributos. Mas Song logo começa a questionar seus valores ao se envolver no caso de um grupo de estudantes detidos pela polícia sob a acusação de serem comunistas. Um deles é Park Jin-Woo (Yim Si-wan), filho de Choi Soon-ae (Kim Yung-ae), o dono de um restaurante que Woo-suk tem dividas pendentes. Quando Woo-Suk descobre que Jin-Woo foi torturado por interrogadores, ele decide pegar o caso.

"The Tokyo Trial" (Dong Jing Shen Pan - 2006) China
Baseado nos acontecimentos do Tribunal de Tóquio, que julgou os crimes de guerra cometidos pelo Japão durante a Segunda Guerra. Um juiz chinês é encarregado de julgar as arbitrariedades dos oficiais.

"A Corte" (L'hermine - 2015) França
Michel Racine (Fabrice Luchini) é um juiz rígido e impiedoso, conhecido pela atitude extremamente profissional nos tribunais. Isso muda quando a jurada de um de seus casos é Ditte Lorensen-Cotteret (Sidse Babett Knudsen), uma mulher por quem foi perdidamente apaixonado muitos anos atrás, mas que o abandonou.

"12 Homens e Uma Sentença" (12 Angry Men - 1957) EUA
O filme gira em torno de um julgamento, onde um jovem porto-riquenho é acusado de ter matado o próprio pai. Os 12 jurados se reúnem para decidir a sentença, com a orientação de que o réu deve ser considerado inocente até que se prove o contrário. Onze deles, cada um com sua razão, votam pela condenação. Henry Fonda faz o papel do único que acredita na inocência do garoto. Enquanto ele tenta convencer os outros a repensarem a sentença, o filme vai revelando sobre cada um dos jurados, mostrando as convicções pessoais que os levaram a considerar o garoto culpado e fazendo com que examinem seus próprios preconceitos. Saiba+

"12 Jurados e Uma Sentença" (12 - 2007) Rússia
Doze jurados reúnem-se para decidir o veredicto de um jovem checheno de 18 anos, acusado do assassinato de seu padrasto, um oficial do Exército Russo. O tribunal é improvisado no ginásio de esportes de uma velha escola, onde os jurados ficarão confinados por dias. Em nome de um veredicto justo, eles precisarão aprender a ouvir uns aos outros e a respeitar suas diferenças. Saiba+

"Eu Não Sou Madame Bovary" (Wo Bu Shi Pan Jin Lian - 2016) China

Uma mulher do interior considera que foi enganada pelo marido em um 'falso' divórcio combinado pelos dois. Ela então, decide se mudar para poder se defender em um tribunal superior, saindo de sua pequena cidade rumo à capital Pequim. Os anos passam e, ela continua a processar o Estado por não reconhecer suas demandas. Ela aborda juízes nas ruas, lança-se na frente de seus carros e até mesmo procura cúmplices para ajudá-la a matar todos eles.

Um comentário:

  1. A Condenação - É um bom drama sobre sofrimento, injustiça e persistência.

    A Qualquer Preço – É o típico filme-denúncia de luta contra as grandes corporações

    A Firma – Os filmes baseados em John Grisham sempre terminam de forma fria. Falta algo em suas histórias.

    Em Nome do Pai – Doloroso

    Advogado do Diabo – Brinca com a famosa expressão do título

    O Juri – É um pouco exagerado, mas funciona como suspense

    Sob Custódia - Uma das sacadas é mostrar que os problemas atingem pessoas em todas as camadas sociais, lógico que com a diferença que os menos favorecidos tem uma dificuldade bem maior em resolver suas pendências.

    Um Ato de Esperança – O filme se torna arrastado na segunda parte quando foca na perda da fé.

    Terra Fria – Um filme que revolta com grande atuação de Charlize Theron

    O Terceiro Assassinato – Gosto muito dos filmes de Koreeda, mas considero esse seu trabalho mais fraco

    Em Pedaços – Ótimo filme sobre vingança ou desejo de vingança

    Novo Julgamento – É uma história de sofrimento e esperança, além de dar uma nova visão do mundo ao protagonista

    A Corte – Começa de forma interessante, mas perde o foco no desenrolar da trama

    12 Homens e uma Sentença – Clássico absoluto, nota 10.

    Abraço

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.