Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2020

15 Filmes Sobre Dança

Segue 15 filmes que retratam o universo apaixonante e também sacrificante da dança, observamos toda a dedicação, o empenho, os obstáculos, a dor, a inspiração e a transformação proporcionada pelos movimentos e conhecimentos em suas mais variadas formas e estilos. Confira:

15- Trilogia Flamenca de Carlos Saura: 
"Bodas de Sangue" (Bodas de Sangre - 1981) - "Carmen" (1983) - "Amor Bruxo" (El Amor Brujo - 1986) Espanha
Bodas de SangueAntonio Gades é responsável por uma companhia de dança que está por realizar uma adaptação de uma obra de Federico García Lorca. Os ensaios, entretanto, revelarão situações mais importantes que a própria apresentação final.
Carmen: Uma trupe de dançarinos de flamenco estão ensaiando uma nova apresentação. Antonio, o coreógrafo da equipe se apaixona por Carmen, a bailarina principal - tirando o foco do resultado final.
Amor Bruxo: Em uma aldeia cigana, os pais de Candela e José conduzem uma cerimônia onde ligam os destinos de seus filhos um ao outro. Crescidos, eles se casam. José, porém, mantem um relacionamento com uma amante. Em um de seus encontros, ele sofre um acidente e morre. Carmelo, que sabe de toda a verdade, é um rapaz que sempre amou Candela - mas que foi preso injustamente. Ao sair da prisão procura a moça para se declarar. Entretanto, ele descobre que ela está amaldiçoada à ficar ligada ao espírito de seu falecido marido para a eternidade.

14- "Billy Elliot" (1999) Reino Unido - Direção: Stephen Daldry
Billy Elliot (Jamie Bell) é um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai com a sua nova atividade.

13- "De Corpo e Alma" (The Company - 2003) EUA/Alemanha - Direção: Robert Altman
Ry (Neve Campbell) é uma bailarina de grande talento, que se dedica como poucas ao balé. Porém ela entra em conflito com sua própria carreira logo após se tornar a principal estrela de uma conceituada companhia.

12- "Vanaja" (2006) Índia - Direção: Rajnesh Domalpalli
Vanaja, a filha de 15 anos de um pescador com dificuldades financeiras vai trabalhar na casa da senhoria local na esperança de aprender a dança Kuchipudi. Tudo corre bem, mas quando o filho da proprietária retorna dos EUA, começa uma química sexual inocente que se torna complicada, terminando em um estupro. Situada no sul da Índia rural, um lugar onde as barreiras sociais são construídas mais forte do que as antigas muralhas do forte, o filme explora o abismo que divide as classes e como uma jovem se esforça para atingir a maioridade. A cultura rica e profunda é exposta por meio das músicas e a dança Kuchipudi, tão clássica e espiritual, também exibe como crítica a questão das castas, religião e poder, que infelizmente ainda faz parte de muitas regiões da Índia. O filme é honesto e não utiliza artifícios para comover ou engrandecer a história, ele apenas é. Saiba+

11- "Love and Dance" (Kochaj i Tancz - 2009) Polônia - Direção: Bruce Parramore
A jornalista Hania (Izabella Miko), tem um namorado dedicado, que lhe dá total segurança, uma mãe maravilhosa, e a chance de trabalhar em um jornal popular escrevendo artigos sobre dança, assunto ao qual não a interessa muito. Mas, seus planos mudam, quando conhece um pedreiro e talentoso dançarino amador, que sonha com uma carreira na Broadway. Graças a ele, ela descobre o mundo da paixão e da dança. Neste mundo, há também algo inesperado - a descoberta de um pai, que ela nunca conheceu.

10- "O Último Dançarino de Mao" (Mao's Last Dancer - 2009) EUA/China/Austrália Direção: Bruce Beresford
China, durante a Revolução Cultural implementada por Mao Tsé Tung. Aos 11 anos Lin Cunxin (Wen Bing Huang/Chengwu Guo/Chi Cao) foi escolhido para deixar sua família de camponeses e estudar balé em Pequim. Em 1979, durante uma visita ao Texas, nos Estados Unidos, ele se apaixona por uma mulher local. Dois anos depois, ele se torna o principal dançarino do Houston Ballet e também o principal artista do Australian Ballet.

09- "A Dança de Subaru" (Dance Subaru - 2009) China/Japão/Coreia do Sul/Hong Kong/Singapura - Direção: Chi-Ngai Lee
Subaru e seu irmão gêmeo, Kazuma, sempre sonharam em se tornar bailarinos, mas sua paixão é desanimada pelo seu pai. Kazuma, morre muito jovem de uma doença hereditária e a dança se torna um refúgio de felicidade para Subaru, e ela só deseja se perder na dança. Porém sua vida dá um reviravolta quando ela é reconhecida por Isuzu, a dona do cabaret, que reconhece seu talento e a introduz no mundo noturno. Mas ao se tornar uma bailarina profissional ela deseja superar desafios muito maiores e incentivada pelas seus colegas, Subaru, entra em uma competição de dança internacional, para competir pelo reconhecimento e uma bolsa de estudos na companhia de balé que ela quiser, das escolas mais importantes do mundo. Subaru, e seus colegas logo descobrem que competem por algo mais importante que o prêmio e as provas de amizade, traição e autoestima começam a surgir. Pouco a pouco as jovens aprendem cada vez mais sobre si mesmas, como bailarinas, como pessoas e como amigas.

08- "Cisne Negro" (Black Swan - 2010) EUA - Direção: Darren Aronofsky 
Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis). Em meio a tudo isso, busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de "O Lago dos Cisnes".

07- "Ensaio" (2013) Brasil - Direção: Tania Lamarca
Eva (Lavínia Bizzotto) é uma dançarina que sonha em dançar a história de Anita Garibaldi. Uma dia surge a oportunidade para que seu sonho se torne realidade, mas uma paixão secreta por seu parceiro de dança pode atrapalhar as coisas.

06- "O Dançarino do Deserto" (Desert Dancer - 2014) Reino Unido/Emirados Árabes/Marrocos/Romênia - Direção: Richard Raymond
Afshin Ghaffarian (Reece Ritchie) é um iraniano rebelde que desafia as leis e ignora o clima constantemente tenso fazendo aquilo que mais gosta: dançar. Ele forma uma companhia clandestina com amigos próximos e ensaia em casa assistindo vídeos de Michael Jackson, Pina Bausch e Gene Kelly na internet. Como dançar em público é proibido no país, ele planeja uma performance do grupo no meio do deserto.

05- "The Fits" (2016) EUA - Direção: Anna Rose Holmer
Toni (Royalty Hightower), tem 11 anos de idade e sua rotina se resume a treinar boxe junto de seu irmão que também cuida do ginásio, constantemente ela está em meio aos rapazes, mas Toni ao visualizar as aulas de dança das meninas que se preparam para uma competição se apaixona pela confiança e força dos movimentos, não demora e ela entra no grupo, porém não é muito aceita e desde antes era motivo de risos por estar dentro do mundo masculino, então se esforça ao máximo para aprender os passos e fazer parte do grupo, o desejo de ser aceita vem com outras descobertas e transformações. "The Fits" é um filme independente com atrizes amadoras da comunidade local, o  destaque são as cenas de dança tão enérgicas e que fazem um elo magnífico com o despertar e as sensações que advém disso. Saiba+

04- "Climax" (2018) França - Direção: Gaspar Noé
Nos anos 90, um grupo de dançarinos urbanos se reúnem em um isolado internato, localizado no coração de uma floresta, para um importante ensaio. Ao fazerem uma última festa de comemoração, eles notam a atmosfera mudando e percebem que foram drogados quando uma estranha loucura toma conta deles. Sem saberem o por quê ou por quem, os jovens mergulham num turbilhão de paranoia e psicose. Enquanto para uns, parece o paraíso, para outros parece uma descida ao inferno. Saiba+

03- "Girl" (2018) Bélgica - Direção: Lukas Dhont
Lara (Victor Polster) é uma jovem menina de quinze anos, seu maior sonho é tornar-se uma bailarina profissional e, com a ajuda do pai, ela busca uma nova escola de dança para desenvolver sua técnica. No entanto, a menina encontra dificuldades para adaptar-se aos movimentos executados nas aulas por conta de sua estrutura óssea e muscular, já que Lara nasceu no corpo de um menino. Inspirado por um artigo contando a história da bailarina Nora Monsecour, o cineasta teve a intenção de enfatizar não os vilões, como o preconceito e a não-aceitação da família e de pessoas a sua volta, mas a gama de sentimentos que compõem a personagem, como o ódio do próprio corpo e a guerra que trava dentro de si própria, mas em nenhum momento se vitimizando ou encarando a sociedade negativamente, o que lhe dói é o que sente em relação a si mesma. É doloroso, real, mas exibe uma beleza em cada detalhe, o desabrochar da protagonista é lento e cheio de sofrimento reprimido e, por isso, o seu desfecho é tão libertador e esperançoso. Saiba+

02- "E Então Nós Dançamos" (And Then We Danced - 2019) Geórgia/França/Suécia - Direção: Levan Akin
Merab (Levan Gelbakhiani) é bailarino do National Georgian Ensemble desde a infância. No auge de sua carreira, Merab precisa lidar com a chegada do carismático Irakli (Bachi Valishvili), um talentoso dançarino que se torna seu principal rival e, também, seu amor secreto. Em um cenário conservador e hostil, Merab enfrenta um dilema que divide seu sonho e sua nova paixão.

01- "O Corvo Branco" (The White Crow - 2018) Reino Unido/França/Sérvia - Direção: Ralph Fiennes
Rudolf Nureyev foi um dos mais importantes bailarinos do século XX, destacando-se por ter transformado o papel da figura masculina na dança, até então limitada ao suporte das bailarinas. Nascido na União Soviética, a 17 de Março de 1938, Nureyev viria a evadir-se para o Ocidente em 1961, onde veio a alcançar uma carreira fulgurante. Dançou em alguns dos mais importantes palcos do mundo, que dividiu com grandes bailarinas, como Margot Fonteyn, Eva Evdokimova ou Veronica Tennant. Já em 1983, foi convidado para diretor da prestigiada escola Ballet da Ópera de Paris.

Bônus:
Série: "Flesh and Bone" (2015) EUA  
"Flesh and Bone" (2015) do canal Starz, criada por Moira Walley-Beckett, roteirista de primeira, alguns de seus trabalhos inclui "Breaking Bad" e "Anne with an E". Esta série sombria retrata as entranhas do mundo do balé e prometia ser uma inovação, mas, infelizmente, não vingou e se tornou uma minissérie de apenas 8 episódios. É uma história intrigante e perturbadora que trabalha em cima das obsessões. A personagem central, Claire Robbins (Sarah Hay) busca se tornar uma bailarina de sucesso, para isso foge de Pittsburgh para NY e logo na primeira audição adentra na prestigiada academia de Ballet de NY, mas a rapidez com que tudo acontece, sua ascensão dentro do corpo de balé junto a problemas pessoais e emocionais torna tudo muito inquietante."Flesh and Bone" foi concebida por pessoas que entendem do assunto, e os atores, todos que estão no corpo de balé são de fato bailarinos, a protagonista Sarah Hay, atualmente é solista do Ballet Semperoper em Dresden, na Alemanha - sua primeira atuação foi no filme "Cisne Negro" em 2010. A ex-bailarina Irina Dvorovenko (American Ballet Theatre) que interpreta Kiira, a mais velha, que já está numa fase complicada, porém a mais profissional e a única que Paul respeita, ela tem prestígio, mas devido a lesões e o uso de drogas para amortecer a dor sofre pressão para parar e enfim pensar na vida particular, a chegada de Claire é um baita agravante nisto tudo. Outro excepcional bailarino é Sascha Radetsky (American Ballet Theatre) que dá vida a Ross, ele é a perfeição, seus movimentos hipnotizam. Saiba+

Um comentário:

  1. É um tema que não estão entre os meus preferidos.

    Da lista, eu vi apenas os ótimos "Cisne Negro" e "Billy Elliott".

    Abraço

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.