Páginas

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Daniel Isn't Real

"Daniel Isn't Real" (2019) dirigido por Adam Egypt Mortimer é uma produção independente adaptada do livro "In This Way I Was Saved", de Brian DeLeeuw, que também escreveu o roteiro. Intrigante, sombrio e com pitadas de terror cósmico, mexe bastante com nossa imaginação por flertar tanto com o sobrenatural quanto com transtornos mentais, a estética é sensacional e possui autenticidade e originalidade. 
Após sofrer um forte trauma familiar, Luke (Miles Robbins) ressuscita seu amigo imaginário de infância, Daniel (Patrick Schwarzenegger). Carismático e cheio de energia, Daniel ajuda Luke a voltar aos trilhos e alcançar seus sonhos, antes de levá-lo à beira da loucura.
Acompanhamos Luke, um garoto de nove anos que presencia a briga de seus pais e ao sair de casa se depara com uma terrível cena de assassinato em massa numa cafeteria, diante desse cenário desolador cria um amigo imaginário e o chama de Daniel. Com a separação a mãe de Luke se torna cada vez mais instável, e insatisfeita com a amizade imaginária faz o filho prender Daniel numa casa de brinquedo. Anos se passam e Luke já com dezoito anos se vê solitário e com a internação de sua mãe acaba soltando Daniel, que também já é um adulto. A partir daí Daniel começa a controlar a mente de Luke, de início é até libertador, pois ele se solta, flerta e se apaixona pela pintora Cassie (Sasha Lane), então Luke se torna mais corajoso e desencadeia em Daniel uma certa inveja, o controle aumenta e Luke sente seu emocional instável, alucina e entra numa paranoia de que terá o mesmo destino do rapaz do tiroteio em sua infância. Começa uma busca insana por pistas e nesse caminho se depara com aberrações monstruosas, as cenas de entrelaçamentos entre Luke e Daniel são incríveis, distorções e efeitos visuais bizarros, o terceiro ato é um emaranhado louco e agonizante, muitos elementos remetem a filmes do gênero dos anos 80, a construção da narrativa é flexível e deixa a cargo do espectador dar a sua interpretação, a atmosfera surreal brinca com as possibilidades da história e nos faz imaginar além da doença mental e ir de encontro realmente com os demônios e monstros. 

"Daniel Isn't Real" é um filme esquisito, te faz viajar, mescla elementos curiosos e traz atuações atraentes, tanto Miles Robbins - filho de Tim Robbins, dando vida a um rapaz vulnerável e instável, como Patrick Schwarzenegger - filho de Arnold Schwarzenegger, com seu jeito charmoso, manipulador e enigmático. Sem dúvidas, um filme de terror além do convencional e que gera uma série de reflexões acerca da trama. 

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Desaparecimento (Napadid Shodan)

"Desaparecimento" (2017) dirigido por Ali Asgari é uma obra que exibe uma pulsante e tensa realidade, acompanhamos atordoados a jornada angustiante de um jovem casal em busca de socorro médico pela madrugada fria e vazia em Teerã, são diversos os questionamentos e as dúvidas que perpassam na mente deles, retrata a repressão e o medo ultrapassando os limites chegando ao ponto de colocar a própria vida em risco. É uma experiência desesperadora e segue-se dessa forma até o último segundo do filme.
Em uma noite fria de inverno em Teerã, dois jovens amantes se deparam com um problema sério, e eles têm apenas algumas horas para encontrar uma solução. Eles vão de hospital em hospital buscando ajuda, mas nenhuma das autoridades do hospital admitirá a jovem para lhe fornecer a atenção médica que ela precisa desesperadamente. Enquanto eles tentam encontrar uma maneira de parar a hemorragia da mulher, eles devem ocultar o que está acontecendo com seus pais. Além disso, seu relacionamento enfrenta uma crise.
Sara (Sadaf Asgari) e Hamed (Amirreza Ranjbaran), são um casal recentemente formado, porém já passam por uma crise agravante, ela sofre uma hemorragia após a relação sexual, os dois então vão em alguns hospitais em busca de assistência, mas se deparam com uma série de burocracias e em todos a ajuda é negada. Sara não quer envolver os pais porque sabe do pensamento conservador deles e seria uma vergonha avassaladora, o casal inventa vários meios para que sejam atendidos, dizem ser casados, só que lhe faltam documentos, são aconselhados a irem a um hospital particular, a procurar médicos em clínicas particulares e nem sequer a examinam direito, Sara a cada hora que passa se sente mais e mais fraca e só é medicada quando a amiga de uma amiga que estuda medicina lhe aplica um anticoagulante, seguindo de um lado para o outro esperam uma clínica indicada pela amiga abrir, sem qualquer burocracia o médico realiza o procedimento por uma quantia exorbitante e os jovens desesperados abrem mão de todo o dinheiro que possuem sem analisar que mais cedo ou mais tarde os pais descobrirão. Quando Sara sai da sala de cirurgia está diferente e extremamente calada, o alívio que buscava vem em forma de desalento.
O filme prende a atenção mesmo mantendo um ritmo lento e isso se deve a situação inquietante, os dois seguem percorrendo a cidade mesmo sem saber o que fazer, há momentos que rodam sem necessariamente um destino, somente esperando alguma ligação ou na esperança de encontrar um hospital.

"Desaparecimento" é um filme angustiante e possui uma estética realista primorosa, a atuação dos jovens não forçam dramaticidade e exibem o medo e a angústia de forma natural, além de que retrata por um lado a repressão que fez Sara agir impulsivamente, e por outro a liberdade, principalmente na personagem da amiga de faculdade que fala com a mãe ao telefone abertamente, o que reflete o conflito entre o antigo e o moderno no país. Sem dúvidas, uma obra que mexe com nossos sentimentos e incomoda até o último segundo. Maravilhoso!

terça-feira, 23 de junho de 2020

Pequenos Delitos (Small Crimes) / Sem Perdão (Shot Caller)

Segue dois filmes disponíveis no catálogo da Netflix que retratam o mesmo tema com o mesmo ator e ambos produzidos no mesmo ano. São obras realistas, sombrias e que se debruçam no caráter de seus protagonistas. Confira:

"Pequenos Delitos" (2017) dirigido por E.L. Katz é um filme que possui uma narrativa interessante que avança com tons de humor ácido para uma violência gradativa, o protagonista carrega o caos para onde quer que vá, destrói tudo que o cerca. Uma composição maravilhosa de Nikolaj Coster-Waldau, intérprete do icônico Jaime Lannister.
Acompanhamos Joe Denton, um ex-policial corrupto que após cumprir seis anos de prisão volta para a casa dos pais a fim de reconstruir a vida, mas logo de cara percebemos que seu passado e sua personalidade intempestiva não o deixará atingir seus desejos. Ele quer se reconectar com a filha, assumir o controle da vida, mas aos poucos se dá conta que ninguém quer contato com ele e que nunca vai ser perdoado pelo crime cometido, as pessoas ao redor não admitirão a sua reintegração à sociedade e somado a isso tudo vem uma sucessão de problemas não resolvidos que acabam atingindo os mais próximos, o personagem se molda de uma maneira decadente, o desenrolar vai o desconstruindo e apesar de gerar empatia no início suas atitudes vão causando repulsa, uma incrível composição de Nicolaj que só pela sua postura já demonstra sua personalidade instável. O filme captura nossa atenção e mexe bastante com nossos nervos ao passar por tons de sarcasmo e obscuridade atingindo um ápice memorável! 

"Sem Perdão" (2017) dirigido por Ric Roman Waugh é um filme intenso que nos insere na vida de Jacob/Money, vivido magnificamente por Nikolaj Coster-Waldau, um empresário de colarinho branco que acaba se envolvendo em um acidente e vai parar na cadeia, lá desolado pela situação aprende a sobreviver e entra para uma gangue extremamente perigosa, a narrativa é pontuada por flashbacks que demonstram alguns motivos pelos quais entrou para o mundo do crime e sua ascensão através da violência.
Impressionante a construção do personagem, ele realmente muda muito durante o desenrolar, não só fisicamente, mas também sua postura e modo de enxergar a vida, na prisão cada vez mais se envolve em esquemas que o leva a se afundar e assim não o favorecendo a obter sua liberdade, mas em compensação sua fama e poder lhe fornece respeito de todos os detentos e de muitos agentes penitenciários. É uma onda que o engole e o joga para longe do que foi sua vida anterior, ele se insere até rapidamente na gangue e se alia aos mais fortes, incluindo Frank (Jon Bernthal) e Bottles (Jeffrey Donovan), mas seu processo de transformação é marcante pela aceitação da violência, e se tem uma coisa que esse filme faz é retratar as ações violentas de modo realista e seco, outro ponto é não entregar os possíveis desfechos, o que importa realmente é acompanhar a complexidade do personagem nessa trajetória pelo sistema penitenciário, onde ele experimenta altas doses de fúria e sofrimento. 

quarta-feira, 17 de junho de 2020

16 Filmes com Protagonismo Negro - Para Refletir Sobre o Racismo

Segue uma lista com alguns filmes que discutem e refletem a discriminação racial, a desigualdade social, a violência e a batalha cotidiana pela luta da dignidade e pelos direitos humanos. São obras que nos ajudam a identificar o racismo e suas diversas facetas, a estrutura que reforça e perpetua o preconceito, a sua tamanha atrocidade e estupidez nos alertando para combatê-lo. Confira:

16- "Cara Gente Branca" (Dear White People - 2014)
Quatro estudantes negros entram numa universidade da Ivy League, onde um tumulto irrompe depois de uma festa temática "afro-americana" promovida por estudantes brancos. O filme explora a identidade racial na América pós-racial, enquanto tece uma história sobre as tentativas de fazer uma trajetória única no mundo.

15- "Um Deslize Perigoso" (Dope - 2015)
Malcolm (Shameik Moore) é um nerd que leva a vida em um bairro violento em Los Angeles enquanto se desdobra nas admissões das faculdades, entrevistas acadêmicas e provas de conhecimento. Malcom recebe um convite para ir em uma festa underground que o leva em uma aventura, permitindo que ele se transforme de nerd à narcótico, para, finalmente, ser ele mesmo. A linguagem moderna diz o essencial e desconstrói estereótipos. Comédia e crítica social se mescla agradavelmente. Saiba+

14- "O Ódio que Você Semeia" (The Hate U Give - 2018)


Starr Carter (Amandla Stenberg) é uma adolescente negra de dezesseis anos que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.


13- "Desculpe Te Incomodar" (Sorry to Bother You - 2018)
Um operador de telemarketing descobre uma chave mágica para alcançar o sucesso profissional, enquanto seus colegas ativistas são contra práticas trabalhistas injustas. Agora, ele terá que decidir de que lado está.

12- "Garotas" (Bande de Filles - 2014)
Marieme, 16, vive sua vida como uma sucessão de proibições. A censura exercida pelo bairro, a lei estabelecida pelos garotos, o beco sem saída da escola ... Mas seu encontro com um grupo de meninas que reivindicaram sua liberdade muda tudo. Ela abraça os códigos da rua, a violência e a amizade, para viver de fato sua juventude.

11- "O Último Homem Negro em San Francisco" (The Last Black Man in San Francisco - 2019)
Cansado de ser passado para trás e ignorado, Jimmie (Jimmie Fails) tem o sonho de recuperar a modesta casa vitoriana que seu avô construiu em San Francisco. Acompanhado por seu melhor amigo, ele inicia uma jornada para que consiga conquistar o que é seu de direito dentro de uma cidade que parece ter esquecido qualquer senso de empatia.

10- "Infiltrado na Klan" (BlacKkKlansman - 2018)
Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

09- "Roxanne, Roxanne" (2017)
A rapper de batalha mais temida no início dos anos 80 em Nova York era uma adolescente feroz de 14 anos que vivia em Queensbridge. Com o peso do mundo sobre seus ombros, Roxanne Shanté corria as ruas para sustentar sua família e percorrer o caminho de se tornar uma lenda do hip-hop.

08- "Luta por Justiça" (Just Mercy - 2019)
Em Luta por Justiça, Bryan Stevenson (Michael B. Jordan) é um advogado recém-formado em Harvard que abre mão de uma carreira lucrativa em escritórios renomados da costa leste americana para se mudar para o Alabama e se dedicar a prisioneiros condenados à morte que jamais receberam assistência legal justa. Ao chegar lá, Bryan se depara com o caso de Walter McMillian (Jamie Foxx), um homem negro falsamente acusado de um assassinato, mas que nunca teve uma defesa apropriada por conta do preconceito racial na região. 

07- "Fruitvale Station" (2013)
Oscar Grant tem 22 anos, vive na Bay Area de San Francisco, ama seus amigos e é generoso com estranhos. Na manhã do dia 31 de dezembro de 2008, ele sente uma estranha tensão no ar ao acordar. Ele resolve passar o dia adiantando suas resoluções de ano novo: tornar-se um filho melhor, um namorado melhor e também um pai melhor para sua linda filha de 4 anos -- mas uma tragédia vai interromper seus planos.

06- "Última Parada - 174" (2008)
Rio de Janeiro, 1983. Marisa amamenta o pequeno Alessandro, em sua casa, na favela. Viciada em drogas, assiste impotente seu filho ser retirado de suas mãos pelo chefe do tráfico local, devido à uma dívida não paga. Dez anos depois Sandro, filho único, vê sua mãe ser morta por dois ladrões. Ele se torna de rua, e testemunha mais uma tragédia, a chacina da Candelária, na qual 8 meninos de rua foram mortos pela polícia. Este evento aproxima Sandro e Alessandro, que acabam envolvidos no sequestro do ônibus 174.

05- "Dias Sem Fim" (All Day and a Night - 2020)
Um jovem (Ashton Sanders) passa seus primeiros dias na cadeia refletindo sobre os motivos, pistas e sinais que o levaram a ser um criminoso, desde sua vida adulta até os primórdios de sua juventude. 

04- "Sonhos Imperiais" (Imperial Dreams - 2014)
Bambi quer publicar suas crônicas, como qualquer outro escritor iniciante. Mas, para realizar seu sonho, precisa voltar para Watts, Los Angeles, depois de uma prisão de 28 meses, para encontrar seu filho que está aos cuidados de sua avó viciada. Ao retornar, ele terá que lidar com um inesperado presente de boas-vindas: uma oferta de trabalho como traficante. Mesmo que esta seja a vida normal de Bambi, ele sabe que seu estilo de vida pode não durar muito tempo.

03- "Ponto Cego" (Blindspotting - 2018)
Em Oakland, Califórnia, o ex-presidiário Collin (Daveed Diggs) enfrenta os últimos dias de liberdade de condicional antes de acertar as suas contas com a justiça. Quando ele e o amigo Miles (Rafael Casal) presenciam uma troca de tiros envolvendo policiais, eles hesitam sobre a melhor coisa a fazer. O caso expõe as diferenças de pensamentos entre eles e revela os traumas sociais de cada um. Um filme de emoções pulsantes, interpretações fortíssimas e que retrata o racismo e situações incômodas que o negro passa em seu cotidiano, principalmente com relação aos policiais, a construção da narrativa é primorosa e mistura humor sarcástico juntamente a questões pesadas, a tensão acompanha por todo o desenrolar com o propósito de nos sentirmos na pele de Collin. Saiba+

02- "Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississippi" (Mudbound - 2017)
A tímida Laura (Carey Mulligan) acredita ter tirado a sorte grande quando encontra Henry McAllan (Jason Clarke), um homem um pouco bruto, mas interessado nela. Logo após o casamento, a família se muda para uma fazenda no chuvoso delta do Rio Mississipi. Enquanto Laura enfrenta dificuldades para se adaptar à vida rural, ela é confrontada com uma família negra, os Jackson, responsáveis por ajudar no trabalho pesado com o plantio e a colheita. Duas posições muito distintas se desenham na família: enquanto o pai idoso de Henry, Poppy McAllan (Jonathan Banks), luta para manter os privilégios dos brancos no terreno, o irmão de Henry, Jamie McAllan (Garrett Hedlund), desenvolve uma boa amizade com o filho dos caseiros, Ronsell Jackson (Jason Mitchell), pelo fato de ambos compartilharem traumas da guerra. Um violento conflito de etnias, gêneros e classes sociais marca a convivência entre os McAllan e os Jackson.

01- "Harriet" (2019)
A história de Harriet Tubman, ativista política que, durante a Guerra Civil americana, ajudou centenas de escravos a fugirem do sul dos Estados Unidos, logo depois dela mesma ter escapado, no ano de 1849. Suas ações contribuíram fortemente para que a história tomasse um novo direcionamento.