quinta-feira, 19 de julho de 2018

Calibre

"Calibre" (2018) dirigido por Matt Palmer traz uma trama envolvente e tensa em que boa parte das situações poderiam ocorrer na vida real, a partir de um acidente questões morais são levantadas e os personagens à medida que o desespero avança tornam o clima opressivo e de pura desconfiança. O vilarejo, a floresta ao redor e as atitudes das pessoas ajudam na sensação de angústia e cria-se uma atmosfera sobrecarregada, um ótimo suspense que se não fosse pelo final destoante, seria um filme seco, direto e realista.
Dois amigos de longa data, Vaughn (Jack Lowden) e Marcus (Martin McCann), viajam até uma isolada vila escocesa para um final de semana onde possam caçar juntos. Mas nada os preparariam para o que iria acontecer. Atenção: Possíveis Spoilers a Seguir!
Marcus planeja uma viagem até uma vila da qual conhece bem para caçar com o amigo Vaughn, este que se tornará pai em breve, animado com sua primeira vez caçando chegam ao local e já começam a comemorar, bebem a noite toda e enquanto Marcus sai com uma moça, Vaughn segue a madrugada conversando com outra. Os habitantes são experientes caçadores e ficam curiosos sobre o local em que irão caçar. Na manhã Vaughn acorda de ressaca e esquece a sua arma, assim termina usando a de seu amigo mesmo sabendo da ilegalidade, ele encontra um cervo e se posiciona para atirar, só que no momento o animal foge e a bala atinge outro alvo, ele vai na direção e encontra o corpo de um menino, fica desesperado, não sabe como proceder e daí surge o pai da criança que depois de ver seu filho morto aponta a arma para Vaughn, mas a bala vem de outro ponto, Marcus mata o homem. A situação vai numa crescente de emoções, Vaughn fica impressionado com o acontecido e Marcus friamente articula os meios de se proceder, esconde os corpos e saem dali para irem em outro lugar e fingirem estarem caçando. Fica difícil para Vaughn esconder sua apreensão e age de maneira estranha perto dos outros, de madrugada eles seguem para o local e cavam uma cova para os corpos, essa parte é uma das mais aflitivas e que reflete muito sobre a moral diante de fatos acidentais, a linha entre o certo e errado é tênue e acompanhamos o declínio psicológico dos amigos. Depois de alguns dias o pessoal sai em busca dos desaparecidos, eles eram parentes de Logan (Tony Curran), o primeiro homem a recepcionar Marcus e Vaughn e perguntar sobre onde iriam caçar. O medo toma conta de Marcus e ele vai entrando numa certa paranoia, pois é visível a desconfiança do pessoal, eles dão indícios de que algo está errado e na noite em que a vila festeja saem para a floresta junto com os outros na procura, o desconforto e o desespero predomina até o momento em que finalmente encontram os corpos escondidos.

Até esse ponto da história o filme segue direto e apesar de ser mais atmosférico garante instantes de adrenalina por conta das decisões dos personagens, a partir do momento que são descobertos o rumo da trama toma formas um pouco duvidosas, os habitantes da vila decidem não envolver a polícia e sim promover uma vingança, mas não matando os dois e sim dando uma escolha para Vaughn. Esse tempo em que decidem o que fazer perde um pouco da realidade proposta, mas mesmo assim termina bem retratando até onde o ser humano é capaz de ir num momento de desespero para de algum modo resolver seus problemas.

"Calibre" é um ótimo suspense que se desenvolve com muita tensão e consegue fazer penetrar a angústia e a agonia vivida pelos personagens, a culpa e a perturbação gerada por causa das escolhas em frente ao desespero é terrível e triste, mas eles sabiam que as consequências inevitavelmente mais cedo ou mais tarde chegariam. É interessante como o filme lida com as questões morais e coloca o espectador para refletir sobre o que faria se estivesse na pele deles, é fácil dizer que Vaughn foi passivo enquanto Marcus agiu e decidiu encobrir tudo, o fato é que quando algo inesperado acontece o que predomina é o desespero e ações imprevisíveis. A vida está totalmente nas mãos do acaso e num minuto tudo pode virar de cabeça para baixo colocando os princípios e a moral em xeque.

2 comentários:

  1. Realmente é um ótimo filme Netflix. Ele consegue criar um clima e envolver os expectadores. Boas atuações, assim como é boa a fotografia, que aproveita bem as belezas do lugar. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.